Santo Evaristo, Papa, Mártir
Inocente, puro e culto
Evaristo manifestou desde a mais tenra infância boas disposições pela virtude e pelas letras, fato que seu pai observou e cuidou de cultivar com dedicação.
Assim foi progredindo Evaristo nas ciências, de forma que tornou-se pessoa de excelentes talentos, dentro dos seus puros e inocentes costumes judaicos.
Presbítero conhecido por acender o fervor
Não se sabe as circunstâncias e a época em que se converteu. Era um presbítero conhecido por acender o fervor e
devoção no coração dos seus fiéis, pelos seus exemplos de virtude e caridade cristã.
Papa em tempo calamitoso
Sucedeu a São Clemente no trono pontifício, num calamitoso tempo em que a chama da heresia tentava debelar-se em território sagrado. O espírito das trevas valia-se de todos os artifícios para derramar o veneno de seus erros, particularmente, entre os fiéis de Roma
Sábio administrador
Além da luta contra a heresia, empenhou-se também no aperfeiçoamento da disciplina eclesiástica, por meio de prudentíssimas regras e decretos. Foi por sua determinação que Roma foi dividida em paróquias.
O número de fiéis crescia palpavelmente
O trabalho apostólico de Santo Evaristo continuava com vigor, de forma que o número de fiéis crescia palpavelmente, para insatisfação dos inimigos de Cristo. A vinha do Senhor era regada com o sangue dos Mártires, ostentando-se cada vez mais florida e fecunda
A forma mais diabólica era ferir o pastor
Após arquitetarem diversas artimanhas, para pôr termo ao crescimento da religião de Cristo, decidiram que o meio mais eficaz para dispersar o rebanho, seria ferir o pastor. E assim foi feito! Imobilizaram-no com cadeias e levaram-no ao cárcere para ser julgado.
Os magistrados ficaram atônitos com tanto valor
Conduzido ao tribunal, demonstrou tanta alegria ao receber sentença de morte por amor a Jesus Cristo, que os magistrados ficaram atônitos, não conseguindo compreender como cabia tanto valor e tanta constância em um pobre velho.
Foi condenado à morte no dia 26 de outubro do ano 107.
Quinto Papa a ser martirizado
É o quinto Papa da Igreja Católica a receber, como seus predecessores, a coroa do Martírio. Foi em Roma, numa época em que as perseguições contra a Santa Igreja de Deus eram implacáveis.
Tempos muito aflitivos para os cristãos que pagavam com a própria vida sua recusa em abjurar a fé.
Santo Evaristo, rogai por nós!
Oração – Ó Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, pela sua intercessão, sejamos sempre fiéis ao papa e aos bispos a ele unidos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
Evaristo: Significa ótimo e indica uma pessoa movida por um grande desejo de transformar tudo para melhor, na sua vida e nas condições da sua comunidade

Com São Frumêncio, Bispo, Apóstolo da Etiópia tendo sido sagrado Bispo, por santo Atanásio.
Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia
27/10
3. Perto de Esmirna, Ásia, Turquia, São Traseias ou Tráseas, bispo de Euménia da Frígia e mártir, († c. 170/180)
4. Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, São Namácio, bispo, que construiu a igreja catedral, c. 460)
5. Em Nápoles, na Campânia, Itália, sepultamento de São Gaudioso, bispo, segundo a tradição, por causa da perseguição dos Vândalos passou de Abitene à Campânia e terminou santamente os seus dias na paz de um mosteiro, († s. V/VI)
6. Em Iona, ilha da Escócia, Santo Oterano, monge, que foi um dos primeiros discípulos de São Columba, († s. VI)
7. Em Vicenza, Venécia, Véneto, Itália, a comemoração do Beato Bartolomeu da Breganza, bispo, da Ordem dos Pregadores, que fundou nesta cidade a Milícia de Jesus Cristo para defender a fé católica e a liberdade da Igreja, († 1270)
8. Em Paterna, no território de Valência, na Espanha, o Beato Salvador Mollar Ventura, religioso da Ordem dos Frades Menores e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, mereceu ser redimido como discípulo fiel no sangue de Cristo, († 1711)
Mágicos sem escrúpulos
Bandeirante de Cristo, de família rica
mosteiro, mas também o edificou materialmente, ao longo de quase 50 anos de esforços contínuos.
Caso idêntico deu-se com um jovem que se torcia com dores provocadas por cálculos renais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado.
Vocação tardia
infinitos de luz e entusiasmo a S. Francisco Xavier:
Procurou concretizar o seu grande sonho apostólico: fundar uma congregação que se dedicasse ao apostolado das missões, e à evangelização dos povos.
cima de tudo, sem se apoquentar, sem se exaltar, porque combatia o bom combate.

Bom e dedicado aluno
cavalo, desde a Espanha até a Sérvia, da França até a Polônia.
Morreu em Villach, na Áustria, no ano 1456, aos 71 anos de idade.
Papa que mais viajou na história
muitíssimos idiomas, além do polonês.
(PECE, Valerio. La visione di Giovanni Paolo II: ‘L’islam invaderà l’Europa)
Órfã aos dois anos
A Imaculada, centro de minha vida
Dava muitas esmolas ao povo e orava constantemente
Este, que também teve uma visão, foi à casa de Cornélio.
‘Porventura pode-se negar a água do batismo a estes que receberam o Espírito Santo como nós? E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Rogaram-lhe então que ficasse com eles por alguns dias” (At 10,44-48).
Nobre, cruzado e eremita
Ele, que amava o dramático, que teria pensado do que lhe sucedeu?
Amigo e companheiro de São Paulo
que lhe é muito caro.
O Evangelho de Lucas se propõe como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social.