São Vicente de Paulo, Presbítero, Fundador
Santo do Dia – 27 de Setembro
São Vicente de Paulo,
Padroeiro das Associações de Caridade · † 1660
Origens
São Vicente de Paulo nasceu em 1581, em cidade da Gasconha, região da França, no seio de uma família de camponeses. Embora tenha passado a sua adolescência no campo, a sua perspicácia foi percebida por um benfeitor, que lhe ofereceu a oportunidade de estudar.
Vida Sacerdotal
Em 1600, com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote, mas obteve o diploma em teologia somente em 1604. Abriu uma escola particular, mas teve muitos gastos. Além disso, durante uma viagem marítima de Marselha a Narbonne, seu navio foi atacado por piratas: Vicente foi preso e vendido como escravo em Túnis. Ao receber sua alforria, dois anos depois, voltou para França, graças ao seu terceiro patrão, que, no entanto, se converteu ao cristianismo.
Catequista
Em 1612, tornou-se pároco de uma igreja em Clichy, na periferia de Paris. No entanto, conheceu o Cardeal Pierre de Bérulle, que foi seu diretor espiritual, por muito tempo. Desta forma, começou suas atividades como catequista.A Desigualdade
Em 1613, foi encarregado da formação dos filhos dos Marqueses de Gondi, onde permaneceu quatro anos. Ali, percebeu o enorme abismo entre ricos e pobres, não só do ponto de vista material e social, mas também cultural e moral. Sua preocupação com a pobreza foi compartilhada pela Marquesa Gondi, que colocou uma grande quantidade de dinheiro à sua disposição, para que fosse instituída uma obra de pregação quinquenal entre os camponeses das suas terras. São Vicente de Paulo deixou temporariamente o castelo para ir trabalhar em uma pequena paróquia na periferia de Châtillon-le-Dombez.Primeira Célula da Caridade Vicentina
A primeira coisa que Vicente fez como pároco foi cuidar de uma família doente, que não tinha o que comer, porém, percebeu que, quando o dinheiro acabasse, a família voltaria à sua indigência de antes. Buscou outro meio, mais eficiente e em longo prazo, para ajudar. Em 20 de agosto de 1617, nasceu a primeira célula da Caridade Vicentina, que foi confiada, segundo os ditames da sociedade, às mulheres, que foram chamadas “Servas dos Pobres”. A instituição cresceu de modo extraordinário, obtendo, em tempo recorde, a aprovação do Bispo de Lyon.Filhas da Caridade
São Vicente de Paulo voltou ao castelo de Gondi, mas para tratar da promoção humana e material dos camponeses. Depois, transferiu-se para Paris, porque é nas grandes metrópoles que as diferenças sociais, entre quem tem tudo e quem não tem nada, são maiores: sentiu que era ali que devia intervir. Na capital, muitas senhoras nobres, ansiosas de fazer beneficência, quiseram contribuir financeiramente para as obras de “Monsieur Vincent”: assim, em 1617, nasceram as Damas da Caridade. A obra mais importante que realizaram foi a abertura de um hospital municipal. Porém, as senhoras não conseguiam atender às necessidades mais humildes. Por isso, em 1633, Vicente fundou uma Congregação feminina, inovadora para a época: as Filhas da Caridade, que não seriam “monjas”, distantes do mundo e dedicadas à contemplação, mas “freiras”, irmãs dos últimos, que vivem ao lado deles no mundo e deles cuidam diariamente. Ainda hoje, as Filhas da Caridade são a maior família religiosa feminina da Igreja.Congregação da Missão
A obra incessante de São Vicente de Paulo não se limitou apenas à comunidade das Irmãs. Começou a pregar a Palavra de Deus nas aldeias, onde muitos sacerdotes se uniram a ele. Assim, nasceu uma nova comunidade, que contava com a ajuda financeira da família Gondi: a Congregação da Missão, mais tarde conhecida como Lazaristas, cuja sede foi o convento de São Lázaro.Morte
São Vicente de Paulo faleceu em Paris, em 27 de setembro de 1660, com a idade de 79 anos. Não deixou nenhuma obra escrita, a sua única obra ou a sua obra-prima foi a Caridade. Morreu como exemplo de caridade, do verdadeiro amor, que não fazia distinção entre o de Deus e o ao próximo.Legado
A espiritualidade vicentina foi fundada na dupla descoberta de Cristo e dos pobres. Acreditam na igualdade entre a oração e ação, no compromisso com o mundo e para o mundo. Concretiza-se com a evangelização e a promoção humana. Seus filhos religiosos se inspiram apenas nas “Regulae”, que encarnam as características do espírito vicentino: simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo pela salvação das almas.Via de Santificação
A beatificação de São Vicente de Paulo ocorreu no dia 21 de agosto de 1729 pelo Papa Bento XIII. A celebração de canonização foi realizada em 16 de junho de 1737, pelo Papa Clemente XII, na Basílica do Vaticano. Em 1885, o Papa Leão XIII o proclamou padroeiro de todas as Associações católicas de caridade. São Vicente de Paulo, rogai por nós! Vicente — Origem latina, do nome Vincentius, derivado de “vincens”, que significa “o que vence”, “o vencedor” ou “o que conquista”.“Oração – Vós, que fostes admiravelmente dedicado aos pobres, ensinai-nos a sermos atentos para com essas realidades. Os nossos irmãos mais fragilizados, dê a eles a graça da salvação e do encontro com Cristo. Dai força aos grupos vicentinos que dão continuidade a vossa obra. Amém!”
São Vicente de Paulo, rogai por nós!
Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 27 de setembro:
Martirológio — Secretariado Nacional de Liturgia · PT
Nasceu em Pouy, Dax, na França, em 24 de Abril de 1581 de uma família humilde.
Em 1600 foi nomeado capelão da Rainha Margarida de Valois; dois anos mais tarde, pároco de Clichy e, no ano seguinte, Preceptor na célebre família “De Gondi”.
No auge da glória mundana, a grande decisão
Aos 36 anos, em 1617 decide consagrar a sua vida ao serviço dos Pobres.
Visitando disfarçado a prisão de Marselha ficou muito penalizado com um dos prisioneiros e se ofereceu para sofrer-lhe a pena pelo resto da vida. Semelhante oferta foi aceita, e Vicente levou por algumas semanas as cadeias de ferro dos galeotes, até que se descobriu que se tratava do Capelão-Mor da França.
Fundador e apóstolo
Com a finalidade de desenvolver o serviço aos pobres, em 1625, funda a Congregação da Missão para evangelizar o povo do campo, mas também para a formação do Clero.
Seu êxito foi tão expressivo que em 1633, com Luísa Marillac, funda a Filhas da Caridade.
Foi um anunciador e um profeta
Foi “um plasmador de consciências, um conquistador de almas, um anunciador e um profeta da Caridade de Cristo, um verdadeiro homem de Deus”.
Morreu em 27 de Setembro de 1660
Considerado o maior, depois dos Apóstolos
Depois dos apóstolos, talvez não haja homem que mais tenha prestado serviços à Igreja católica e à humanidade inteira. Para contribuir na santificação do clero e do povo cristão, instituiu uma congregação de missionários, que foi digna do autor e continua a propagar a fé em todo o mundo.
Estabeleceu retiros espirituais, criou seminários, instituiu a congregação das filhas da Caridade, fundou um hospital de crianças relegadas, hospitais para velhos, insanos, presos e mendigos.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!
Oração – Ó glorioso São Vicente de Paulo, celeste padroeiro de todas as obras de caridade, durante vossa vida nunca rejeitastes aos que a vós recorriam, vede a imensidade de males que nos afligem. Alcançai de Deus socorro aos pobres, alívio aos doentes e aflitos, proteção aos abandonados, caridade aos ricos, conversão aos pecadores, paz à Igreja e salvação a todos os povos.
Vicente é originado a partir do nome em latim Vincentius, deriva de vincente, particípio passado do verbo vincere, que significa “vencer”
Com Santo Eleázar de Sabran, conde de Ariano, que, observando a virgindade e todas as virtudes com sua esposa, a Beata Delfina, morreu na flor da idade. Vivia a vida normal de um nobre da corte, o que na época implicava entre outras coisas, vestir roupas magníficas.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
27
2. Em Milão, na Gália Transpadana, Lombardia, região da Itália, São Caio, bispo, († s. III)
3. Na fortaleza de Bremur, no território dos Éduos, na Gália, atualmente na França, São Florentino, decapitado pelos Vândalos juntamente com Santo Hilário, († s. V)
4. No cenóbio de Liessies, no Hainaut da Austrásia, também na atual França, Santa Hiltrudes, virgem, que viveu piedosamente retirada com seu irmão Guntardo, abade, († d. 800)
5. Em Córdoba, na Andaluzia, região da Espanha, os santos mártires Adolfo e João, irmãos, que, durante a perseguição dos Mouros, († c. 825)
6. Em Fara, Cíngoli, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, São Bonfílio, bispo, († c. 1115)
7. Em Paris, na França, Santo Eleázaro ou Eleázar de Sabran, conde de Ariano, observando a virgindade e todas as virtudes com sua esposa, a Beata Delfina, morreu na flor da idade, († 1323)
8. Em Pistoia, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Lourenço de Ripafratta, presbítero, († 1456)
9. Num sórdido barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, no litoral da França, o Beato João Baptista Laborier du Vivier, diácono e mártir, († 1794)
10. Em Sagunto, na Espanha, os beatos mártires José Fenollosa Alcayna, presbítero, e Fidel de Puzol (Mariano Climente Sanchis), religioso, († 1936)
11. Em Gilet, povoação da província de Valência, também na Espanha, as beatas mártires Francisca Xavier de Rafelbunol (Maria Fenollosa Alcayna) religiosas e Hermínia Martínez Amigó, mãe de família, († 1936)
12. Em Lloret del Mar, perto de Gerona, também na Espanha, as beatas Madalena Fradera Ferragutcasas, Maria do Carmo Fradera Ferragutcasas e Maria Rosa Fradera Ferragutcasas, virgens e mártires, († 1936)
tudo gratuitamente, por isso, são chamados de “anargiros”, isto é, sem dinheiro em grego .
As pedras e as flechas voltavam para os atiradores
O suplício dos dois irmãos é narrado pela Lenda Áurea, segundo a qual foram primeiro jogados no fogo, de onde saíram ilesos. Depois, foram condenados à lapidação, mas as pedras voltava-se contra os atiradores e as flechas lançadas pelos arqueiros feriram seus algozes.
e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente
São Cosme e São Damião, rogai por nós!
Oração – São Cosme e Damião, que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Cosme: Significa “ordem”, “ornamento”, “conjunto harmoniosamente composto”. Tem origem no nome grego Kosmâs, derivado da palavra kósmos, que quer dizer literalmente “ordem, ornamento ou conjunto harmoniosamente composto”.
Com São Gedeão, da tribo de Manassés, que foi juiz em Israel e, recebendo do Senhor o sinal do orvalho no velo de lã, com a fortaleza de Deus destruiu o altar de Baal e libertou o povo de Israel dos seus inimigos.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
São Firmino de Amiens era originário de uma família nobre de Pamplona, na Espanha.
Venerado pelo povo, odiado pelos pagãos
Amiens, Lesaka, da diocese de Pamplona, e co-patrono de Navarra, junto com São Francisco Xavier.
São Firmino, rogai por nós!
Oração – Ó Deus, que destes a São Firmino a força do apostolado e a graça de viver e praticar as virtudes de uma vida santa, a ponto de converter milhares de pagãos, dai também a nós a graça de sermos fiéis ao chamado que nos fizestes
É o diminutivo do nome do latim Firmus, derivado de firmus, que quer dizer “firme, constante, forte, vigoroso”.
Com São Cleofas, Discípulo do Senhor, em Emaús
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
Na Panônia, no território da atual Hungria, São Gerardo Sagredo, bispo de Csanad e mártir, foi professor de São Emérico, príncipe adolescente, filho do rei Santo Estêvão.
São Pio nasceu em 25 de maio de 1887, no seio de uma família de camponeses, em Pietrelcina, na arquidiocese de Benevento, filho de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.
A imitação de São Francisco, recebe os estigmas
Um dos acontecimentos que marcou intensamente a sua vida verificou-se na manhã de 20 de setembro de 1918 quando, rezando diante do crucifixo no coro da igreja, recebeu o maravilhoso presente dos estigmas – foi o primeiro sacerdote estigmatizado, tal como o tinha sido o seu pai, S. Francisco.
Os estigmas foram visíveis, abertos, frescos e sangrentos por cerca de 50 anos.
Morte serena, de santo
Desde a juventude, a sua saúde não foi brilhante e, sobretudo, nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. A irmã morte levou-o, preparado e sereno, no dia 23 de Setembro de 1968, tinha ele 81 anos de idade.
O seu funeral caracterizou-se por uma afluência absolutamente extraordinária de gente.
Com São Lino, Papa, a quem, São Paulo recorda como seu companheiro.
Santos Zacarias e Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Senhor.
Maurício, Exupério, Cândido, Vitor, Inocêncio, Vital e outros eram oficiais e soldados do exército que foi encarregado, em 287, de reprimir a revolta dos Bagaudas.
O martírio com beleza de alma
mil e seiscentos, pois de tanto se compunham geralmente as legiões.
da Galileia.
De cobrador de impostos a Apóstolo
Foi nesta cidade que Jesus habitou, depois de ter saído de Nazaré – e provavelmente tinha Mateus ouvido nesta mesma povoação os discursos do Divino Mestre e observado os Seus milagres. Deste modo teria sido preparado para obedecer à chamada de Jesus.
Com efeito, estando sentado na sua tenda à beira da estrada, tudo deixou para o seguir (Mt 9.9).
Pregação de Mateus
Eusébio (Hist. Eccl. iii, 24) diz que Mateus, depois de pregar aos seus próprios conterrâneos, foi para outras nações.
Já Sócrates (Hist. Eccl i, 19) diz que foi a Etiópia o centro dos seus trabalhos e a maior parte dos primitivos escritores afirmam que ele teve a morte de um mártir.
Na descrição dos quatro seres do Apocalipse – águia, boi, leão, homem – São Mateus é associado àquele com aspecto de homem.
Com São Jonas, profeta, filho de Amitai.
Nasceu em 17 de junho de 1603, na cidadezinha de Cupertino, na província italiana de Lecce (José Maria Desa, filho de Félix e Francisca Panaca).
portas do convento, confiando-lhe a princípio, as tarefas mais grosseiras da casa, como cuidar de uma mula. José auto definiu-se: “irmão burro”, ciente da sua pouca formação escolar e não obstante isso queria estudar para padre.

Nascido em 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, perto de Siena, era filho dos nobres empobrecidos Vincenzo Bellarmino e Cinzia Cervini, irmã do Papa Marcelo II.
Nasceu no ano de 1542 em Montepulciano, na Toscana. Seu pai queria que fosse político, mas o filho entrou para a Companhia de Jesus em Roma e foi ordenado sacerdote. Eram doze filhos, dos quais seis abraçaram a vida religiosa.
A comemoração destes dois mártires, São Cornélio e São Cipriano, no mesmo dia, é muito antiga. O Martirológio de São Jerônimo já os celebrava juntos. Essa data escolhida indica, em particular, a renúncia ao trono papal do primeiro e a morte do segundo por decapitação.
Nasceu em Roma e foi eleito para o pontificado, depois de um período vago na Cátedra de São Pedro, devido à violenta perseguição imposta pelo imperador Décio e seguida por Galiano. A perseguição foi acompanhada por uma epidemia que se abateu sobre Roma.
Cornélio significa “duro como chifre” e durante sua vida honrou seu nome, pois enfrentou com firmeza a heresia de Novaciano, que proclamava que a Igreja Católica não tinha poder para perdoar os pecados.
Ora, Novaciano era um sacerdote ambicioso, ressentido por não ter sido eleito Papa e transformou-se no primeiro antipapa, chefe do primeiro cisma na Igreja Romana.
Ao cisma, ele juntava a heresia, sustentando que a Igreja não podia conceder absolvição aqueles culpados de perseguição, apóstatas que retornavam à Igreja, os “lapsos”, e que não era permitido comunicar-se com tais pessoas.
O Papa, secundado por São Cipriano de Cartago e por São Dionísio, de Alexandria, teve a felicidade de deter o cisma e de reconduzir à unidade a maioria dos cismáticos.
São Cornélio foi exilado e preso em Civitavecchia, onde faleceu. Ocupou a Cátedra de Pedro durante um ano e cinco meses, aproximadamente (251-253). Foi sepultado nas catacumbas de São Calisto, em Roma
São Cipriano nasceu em Cartago cerca do ano 210, de uma família pagã. Tendo‑se convertido à fé e ordenado sacerdote, foi eleito bispo daquela cidade no ano 249. Em tempos muito difíceis, governou sabiamente, com suas obras e escritos, a Igreja que lhe foi confiada. Na perseguição de Valeriano, sofreu primeiramente o exílio e depois o martírio no dia 14 de Setembro do ano 258.
Com Santa Ludmila, mártir, duquesa da Boêmia, que, indicada para a educação do seu neto São Venceslau, em cujo ânimo se empenhou em infundir o amor de Cristo, foi estrangulada na sequência de uma conjura da sua nora Dragomira e de outros nobres pagãos.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
16