Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus
Santo do Dia – 09 de Julho

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus,
Fundadora das Irmãzinhas da Imaculada Conceição · † 1942
Origens

Amábile Lúcia Visintainer nasceu no dia 16 de dezembro de 1865, em Vigolo Vattaro, na Itália. Os pais eram de origem simples e cristãos.
Em setembro de 1875, com apenas 10 anos de idade, emigrou com seus pais para o Brasil, dirigindo-se ao Estado de Santa Catarina, no atual município de Nova Trento, onde deram início à localidade de Vígolo.
Após receber a sua primeira comunhão, com cerca de 12 anos, começou a participar do apostolado paroquial, catequizando os pequenos e visitando os doentes.
Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição
Com a permissão de seu pai, Amábile construiu um pequeno casebre, num terreno doado por um barão, próximo à capela. Lá, ela rezava, cuidava dos doentes e instruía as crianças. A primeira paciente foi uma mulher portadora de câncer terminal, a qual não tinha quem lhe cuidasse. Era o dia 12 de julho de 1890, data considerada como o dia da fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que iniciou com Amábile e a amiga Virgínia atuando como enfermeiras. Essa também foi a primeira congregação religiosa feminina fundada em solo brasileiro. Foi aprovada pelo bispo de Curitiba em agosto de 1895. Quatro meses depois, Amábile, Virgínia e Teresa Anna Maule, outra jovem que se juntou a elas, fizeram os votos religiosos. Amábile recebeu o nome de irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus, sendo também nomeada superiora, passando a ser chamada de madre Paulina.Ida a São Paulo
Em 1903, foi eleita superiora geral por toda a vida pelas irmãs da nascente congregação. Deixou Nova Trento e estabeleceu-se em São Paulo, no bairro do Ipiranga. Na cidade, ocupou-se de cuidar de crianças órfãs, filhos de ex-escravos e dos escravos idosos e abandonados. Foram anos marcados pela oração, pelo trabalho e sofrimento. Tudo foi feito e aceito para que a Congregação das Irmãzinhas fosse adiante.Páscoa
Em 1938, acometida pelo diabetes, iniciava um período de grande sofrimento. Teve o braço direito amputado e chegou à cegueira total. Madre Paulina morreu serenamente no dia 9 de julho de 1942, na Casa-Geral de sua congregação, em São Paulo. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 18 de outubro de 1991, em Florianópolis. Santa Paulina, rogai por nós! Paulina — Forma feminina de Paulo, do latim Paulus, que significa “pequena”, “pequeno” ou “humilde”. O nome reflete a espiritualidade de simplicidade e serviço que marcou a vida da Santa.“Oração – Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, ajudai-nos a sermos fiéis à virtude do serviço, motivados pelo amor de Deus e pela salvação das almas. Amém.”
Santa Paulina, rogai por nós!
Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 09 de julho:
Martirológio — Secretariado Nacional de Liturgia · PT
Presidiu o Concílio de Éfeso
Nasceu em 370, no Egito, e durante muitos anos foi o firme condutor da Igreja do Egito.
Lutou pela ortodoxia da doutrina católica e presidiu o Concílio de Éfeso, no qual se definiu a maternidade de Maria, derrotando seu adversário Nestório que colocava em discussão a maternidade divina de Nossa Senhora.
Sermão em louvor à Mãe de Deus
Foi durante o Concílio que pronunciou o célebre “Sermão em louvor à Mãe de Deus” que marca o início do florescimento dos hinos em honra à Virgem Maria.
Defendia com coragem e persistência a verdade católica: “Nós – dizia – pela fé em Cristo, estamos prontos a sofrer tudo – algemas, cárcere, a própria morte”.
Morreu no ano de 444 e sua santidade foi reconhecida por Leão XIII que lhe outorgou também o título de Doutor da Igreja.
São Cirilo de Alexandria, rogai por nós!
Oração – Oremos com o santo: Eu vos saúdo, Maria, mãe de Deus, tesouro venerável de todo o universo, farol que se não extingue, brilhante coroa da virgindade, cetro da boa doutrina. Amém

Com Beata Margarida Bays, virgem, que, exercendo em família o ofício de costura.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
27
2. Em Cartago, na hodierna Tunísia, Santa Gudena, mártir, que, por ordem do pro cônsul Rufino, torturada quatro vezes com o suplício do cavalete e com a dilaceração das unhas, foi também atormentada muito tempo na esquálida aspereza do cárcere e finalmente morta ao fio da espada.(† 203)
3. Em Córdoba, na Espanha Bética, São Zoelo, mártir.(† 303)
4. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Sansão, que foi refúgio dos pobres e, segundo a tradição, construiu um hospital por sugestão do imperador Justiniano, que ele tinha curado de uma enfermidade.(† 560)
5. Em Chinon, na Gália Turonense, território da atual França, São João, presbítero, natural da Bretanha, que, ocultando-se aos olhares dos homens por amor de Deus, viveu numa pequena cela-oratório junto da igreja do lugar.(† s. VI)
6. Em Milão, na Lombardia, região da Itália, Santo Arialdo, diácono e mártir, que se opôs tenazmente aos insensatos procedimentos dos clérigos simoníacos e depravados e, por causa do seu zelo em favor da casa de Deus, foi cruelmente atormentado e morto por dois clérigos.(† 1066)
7. Em Corneto, hoje Tarquínia, perto de Bovino, na Apúlia, região da Itália, São Benvindo de Gúbbio, religioso da Ordem dos Menores, que, trabalhando humildemente no serviço dos pobres, se configurou a Cristo pobre.(† c. 1232)
8. Em Nam Dinh, cidade do Tonquim, no atual Vietnam, São Tomás Toan, mártir, que, sendo catequista e administrador da missão de Trung Linh, no tempo do imperador Minh Mang sofreu por Cristo inauditos e atrozes suplícios no cárcere, onde finalmente morreu de fome e sede.(† 1840)
9. No território de Friburgo, na Suíça, a Beata Margarida Bays, virgem, que, exercendo em família o ofício de costura, se dedicou totalmente às múltiplas necessidades do próximo, sem descuidar nunca a vida de oração.(† 1879)
10. Em Molins, na França, a Beata Luísa Teresa Montaignac de Chauvance, virgem, que fundou a Pia União das Oblatas do Sagrado Coração de Jesus.(† 1885)
Áquila, judeu natural do Ponto (região da atual Turquia), vivia em Roma com sua esposa Priscila, onde o casal ganhava a vida como artesãos fabricantes de tendas.
Fabricantes de tendas
quando os hebreus foram expulsos de Roma pelo Imperador Cláudio (41-54).
Panteno nasceu na Sicília por volta de 140 d.C. e viveu em Alexandria, tornando-se uma das maiores figuras do cristianismo primitivo.


Maria, ou Marieta como era chamada, nasceu em Corinaldo, na Diocese de Sinigaglia, província de Ancona, no dia 16 de outubro de 1890. Era filha de Luís Goreti e de Assunta Carlini, casal pobre, mas de grande fé.




Fundou os “Barnabitas”
Com 26 anos, fez-se sacerdote e partiu para Milão, onde com a ajuda de Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, seus amigos, fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, os “Barnabitas”, porque residiam junto à igreja de São Barnabé, em Milão. Seguiam uma Regra e professavam os votos religiosos sem se considerem monges ou frades.
Com as santas irmãs Teresa Chen Jinxie e Rosa Chen Aixie, virgens e mártires, trespassadas pelos golpes das lanças dos seus verdugos.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
5
Nasceu na Espanha no ano de 1271. Pertencia à família real de Aragão, que lhe concedeu uma ótima formação, digna do seguimento de Cristo.
Seu poder moderador fez com que fosse juiz nas rixas entre seu irmão e seu turbulento filho.
Mandou construir mosteiros e hospitais.
Vestiu a Hábito de Santa Clara
Com a morte do marido, vestiu o hábito de Santa Clara.
Morreu em Extremoz no dia 4 de julho de 1336 e foi canonizada pelo Papa Urbano VIII, em 25 de Maio de 1625 pelo.
Com Beato Pedro Kibe Kasui, presbítero S.J., e cento e oitenta e sete companheiros, mártires.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
4
“Meu Senhor e meu Deus!”
Com esforço respondeu o Padre: “Sim, senhores”.
Não havia quem não o conhecesse
Tinha dedicado mais da metade da sua longa vida como Padre, à cidade de Lecce. Desde a mais alta nobreza até os últimos esfarrapados, não havia quem não o conhecesse como apóstolo e benfeitor da cidade.
Possuindo o dom da cura e do conselho, era procurado por Bispos e Príncipes que desejavam sua iluminada orientação. O próprio Papa Paulo V, assim como diversos soberanos, lhe escrevia, pedindo orações.
Padroeiro da cidade de Capri, morreu aos 86 anos.
Com Santa Monegundes, consagrada a Deus, que, deixando a pátria e os pais, se dedicou totalmente à oração.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
2
Irmão carnal de Moisés, foi glória para Aarão a de ser colaborador privilegiado (embora um tanto ciumento) do grande líder carismático que Deus enviou ao seu povo escravo no Egito para guiá-lo à terra prometida. “Exaltou (Deus) seu irmão Aarão, semelhante a ele da tribo de Levi. Fez com ele aliança eterna. Deu-lhe o sacerdócio do seu povo. E cumulou-o de felicidade e de glória.”
Honrou-o com esplêndidos ornamentos e veste de glória. “Moisés o consagrou e ungiu-o com o óleo santo. Constituiu uma aliança perene com ele e com seus descendentes, enquanto durar o céu: a de presidir o culto e exercer o sacerdócio e abençoar o povo em nome do Senhor”.
Homem frágil e pecador, como todos, Aarão é, todavia, o modelo de colaboração com Deus para a realização de seu desígnio de amor.
Com Beato Tomas Maxfiel, Presbítero, Mártir.
Hoje a Igreja celebra a memória dos cristãos que sofreram o martírio durante a perseguição de Nero, no ano 64, acusados do incêndio de Roma.
Com São Ladislau, rei da Hungria, que restabeleceu no seu reino as leis cristãs introduzidas por Santo Estêvão, reformando os costumes e dando ele próprio exemplo de grande virtude.
Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT
30
Os