Santa Isabel da Hungria, Rainha – 17 de novembro

Santa Isabel da Hungria, Rainha

Uma das flores mais delicadas da Cristandade

Nasceu no ano 1207 em um dos castelos de seu pai, filha de André II rei da Hungria, que a teve com sua primeira mulher, Gertrudes, filha de Bertoldo IV. Uma das flores mais delicadas da Cristandade.

O luxo e a abundância despertaram nela anseio pelo Céu

Viveu em um ambiente de luxo e abundância que, por divino contraste, foi despertando em seu sensível coração anseios de evangélica pobreza.

Do seu privilegiado posto na corte descia, desde muito pequena, para procurar os necessitados, e os presentes que recebia de seus pais passavam logo para as mãos dos pobres.

Dava sua roupas aos pobres, desde menina

Em vão a vestiam com ricos trajes, porque aproveitava o menor descuido para tirar as sedas e brocados, e dá-los aos pobres e voltar ao palácio com os farrapos da mais miserável de suas amiguinhas.

Conforme os costumes da época, foi prometida em sua mais tenra idade a Luís da Turíngia. O matrimônio aconteceu no ano 1221, quer dizer, quando Isabel completava seus 14 anos.

Ao casar, com 14 anos, troca o fausto da Hungria pela pobre terra germânica

E desta maneira a princesa, nascida em um país cheio de sol e de abundância como era a Hungria, veio parar à dura e pobre terra germânica.

A pobreza do povo estimulou ainda mais a caridade da princesa.

Tudo lhe parecia pouco para remediar aos necessitados: a prata de suas arcas, as joias que trouxe como dote e até seus próprios alimentos e roupas.

Nas sombras da noite visitava os vassalos pobres

Aproveitando as sombras da noite, deixava o palácio e visitava uma a uma as choças dos vassalos mais pobres para levar aos doentes e às crianças, sob seu manto, um cântaro de leite ou uma broa de pão.

Tendo Luís morrido no decorrer de uma Cruzada, em 1227, a princesa Isabel ficou viúva e desamparada aos vinte anos numa corte estrangeira e hostil, e foi então que realmente começou o seu calvário.

Sua caridade foi transformada em acusação

Seu cunhado Herman, querendo substituir os filhos de Luís da herança do Ducado, acusou Isabel de prodigalidade, e era verdade que ela tinha esvaziado até o fundo de sua arca para remediar a miséria do povo no temível “ano da fome” que a Europa inteira atravessava.

Viúva, expulsa do palácio com os três filhos

As acusações de Herman encontraram eco na corte, e a princesa Isabel, expulsa do palácio, teve que buscar refúgio com seus três filhos e a companhia de duas serventes em Marburgo, a pátria de sua mãe.

Cuidando dos cruzados leprosos que voltavam

Neste tempo, voltavam os cruzados dos Santos Lugares ardendo em febres e com suas carnes maceradas pela lepra, e a eles Isabel dedicava seus mais amorosos cuidados, em memória, sem dúvida, de seu marido, morto muito longe do alcance de suas mãos.

Recusou voltar ao Palácio real terreno

Isabel, firme em seu propósito de dedicar a sua vida aos pobres e doentes, buscando neles o próprio Cristo, rejeitou uma e outra vez o apelo de seu pai, o rei da Hungria, que, valendo-se de nobres emissários e até da autoridade episcopal, tentava convencê-la a voltar a seu país.

Escolheu o Palácio real celestial

Em troca, acudiu solícita ao chamamento do Senhor, e aos vinte e quatro anos, em 1231, subiu ao céu para receber o prêmio merecido por ter dado água a tantos lábios sedentos, curado tantas feridas ulceradas e consolado tantos corações oprimidos.

Santos da Casa da Hungria: Santo Estêvão, Santo Emérico, São Ladislau, Santa Isabel da Hungria, Santa Margarida, Santa Cunegundes, Santa Irene (Igreja Ortodoxa).

Santa Isabel da Hungria, rogai por nós!

Oração –  Transformai o nosso interior, para que sejamos luz para o mundo de hoje, como Santa Isabel o foi para o seu tempo. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.

Izabel: Significa “casta”, “pura” e “aquela que cumpre promessas”. O bonito e nobre nome feminino Izabel é uma variante gráfica de Isabel, nome que surgiu a partir do hebraico.

 

Com Beata Salomé, Rainha de Halicz, antigo reino da Europa oriental, que, falecido o esposo, o rei Columbano, professou a Regra das Clarissas e desempenhou santamente o cargo de Abadessa num mosteiro por ela fundado.

 

 Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

Nov 17

2. Em Neocesareia, Turquia, São Gregório, bispo, abraçou a fé cristã ainda adolescente e foi progredindo nas ciências divinas e humanas; eleito bispo, resplandeceu pela sua doutrina, virtudes e trabalhos apostólicos e, pelos numerosos milagres que realizou, foi chamado “O Taumaturgo”. († c. 270)

3. Em Cesareia da Palestina, os santos Alfeu e Zaqueu, mártires, que, no primeiro ano da perseguição do imperador Diocleciano, por confessarem firmemente a fé num só Deus e em Jesus Cristo Rei, depois de sofrerem muitos tormentos foram condenados à morte. († 303)

4. Em Córdoba, Santo Acisclo, mártir. († s. IV)

5. Em Orleães, França, Santo Aniano, bispo, libertou a sua cidade, assediada pelos Hunos. († c. 453)

6. Em Vienne, França, São Namácio, bispo, († 599)

7. Em Tours, França, São Gregório, bispo, sucedeu a Santo Eufrônio, escreveu em linguagem fiel e simples uma história dos Francos. († 594)

8. Em Whitby, Inglaterra, Santa Ilda, abadessa, parecia realizar na terra tarefas celestes. († 680)

9. Em Remosch, Suíça, São Florino, presbítero, († c. 856)

10. Em Constantinopla, Turquia, São Lázaro, monge, pintor de imagens sagradas, que, ao negar-se a destruir as suas obras, foi atormentado com cruéis suplícios por ordem do imperador iconoclasta Teófilo e, depois de se apaziguarem as controvérsias sobre o devido culto das imagens, foi enviado pelo imperador Miguel III a Roma para consolidar a concórdia e unidade de toda a Igreja. († c. 867)

11. Em Novara, Itália, Santo Hugo, abade, enviado por São Bernardo de Claraval, († s. XII)

12. Em Lincoln, na Inglaterra, Santo Hugo, bispo, († 1200)

13. Em Cracóvia, Polônia, a Beata Salomé, rainha de Halicz, antigo reino da Europa oriental, viúva do rei Columbano, Abadessa († 1268)

14. Em Helfta, Saxónia, o dia natal de Santa Gertrudes, virgem, cuja memória se celebra no dia anterior. († c. 1302)

15. Em Yatsushiro, no Japão, o Beato Leão Saisho Shichiemon, mártir. († 1608)

16. Em Assunção, no Paraguai, São João del Castillo, presbítero e mártir, submetido a cruéis suplícios por instigação de um feiticeiro e finalmente apedrejado, († 1628)

17. Em Nagasáki, no Japão, os santos Jordão Ansalone (Jacinto Ansalone) e Tomás Rokuzayemon Nishi, presbíteros e mártires, Ambos suportaram com ânimo inquebrantável, durante sete dias, os cruéis tormentos da forca e do lodaçal até à morte. († 1634)

18. Ao largo de Rochefort, na França, o Beato Lopo Sebastião Hunot, presbítero e mártir, Revolução Francesa, († 1794)

19. Em Barcelona, na Espanha, o beato Eusébio Andrés (Eusébio Roldán Vielba), religioso, († 1936)

20. Em Capaivca, Kiev, na Ucrânia, o Beato Josafat Kocylovskyj, bispo e mártir, († 1947).

 

Santas Gertrudes a Grande, Virgem, Abadessa e Margarida, Rainha da Escócia – 16 de novembro

Santas Gertrudes a Grande, Virgem, Abadessa e Margarida, Rainha da Escócia

Irmã de Santa Matilde

Foi  monja e escritora mística, também conhecida como Gertrudes, a Grande ou a Magna.

Aos cinco anos, foi enviada para estudar no mosteiro beneditino de Helfta, onde sua irmã Santa Matilde foi abadessa e sua professora. Eram condessas de Hackborn, parentes próximas do Imperador Frederico II. Santa Matilde tinha uma devoção especial ao Coração de Jesus.

Sólida formação teológica, filosófica, literária e musical

Realizou o noviciado, professou e recebeu uma cuidada formação teológica, filosófica, literária e musical. Sua vida foi normal até os 25 anos, como uma monja a mais do mosteiro, dedicada à cópia de manuscritos, à costura e aos labores agrícolas da horta monástica.

“Não temas, te salvarei, te livrarei” disse-lhe Jesus

Em 27 de janeiro de 1281 teve sua primeira experiência mística, que suporia uma profunda mudança em sua vida. Tratou-se de uma visão de Cristo adolescente, que lhe dizia: “Não temas, te salvarei, te livrarei… Volve-te a mim e eu te embriagarei com a torrente de meu divino regalo”.

Nada a impedia de escrever obras místicas

A partir disto deixou os estudos profanos e de literatura pelos estudos teológicos; e sua existência passou de ser rotineira a viver uma profunda experiência mística.

Viverá uma intensa vida mística em meio a vida comunitária. Muitas vezes sofreu enfermidades, porém isto não a incapacitou para dedicar-se a escrever diversas obras literárias entre as que se encontravam comentários à Sagrada Escritura.

Arauto da amorosa bondade de Deus

São atribuídos à santa Gertrudes cinco livros que formam o “Arauto da amorosa bondade de Deus”, que são comumente chamados de “Revelações de Santa Gertrudes”.

O primeiro foi escrito por amigos íntimos da santa, o segundo, ela mesma o fez, e os demais foram compostos com sua direção.

A corrente espiritual criada por ela

A aceitação e êxito de seus escritos foi enorme, e produziu-se toda uma corrente espiritual em torno dela, que se traduziu em reedições contínuas de seus escritos e numerosas biografias. Por tal êxito começou a ser chamada Gertrudes a Grande ou a Magna.
Gertrudes morreu em 17 de novembro de 1302, em Helfta, aos 45 anos de idade.

Santa Gertrudes, rogai por nós!

Oração ditada por Jesus a ela:  Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

Gertrudes: Significa “aquela que ama a lança”, “aquela que é íntima da lança” ou “forte no manejo da lança”, “lança de força”.Tem origem no germânico Geredrudis, Geretrudis, a partir da união do elemento ger que significa “lança” com dois outros possíveis elementos

 

Santa Margarida, Rainha da Escócia

Nascida na Hungria e casada com Malcom III, rei da Escócia, deu à luz oito filhos e foi sumamente solícita pelo reino e pela Igreja; aliava à oração e jejuns a generosidade para com os pobres, dando assim exemplo admirável de esposa, mãe e rainha.

 

 

Santa Inês, virgem, que, na flor da juventude, seguindo sua irmã Santa Clara, abraçou de todo o coração a pobreza sob a direção de São Francisco.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia PT

Nov 16

3. Em Cápua, Itália, os santos Agostinho e Felicidade, mártires do imperador Décio. († c. 250)

4. Em Déols, Bourges, França, a comemoração dos santos Leocádio e Lusor; o primeiro, senador das Gálias e ainda pagão, recebeu os primeiros arautos da fé cristã neste território e converteu em igreja a sua própria casa; o segundo, seu filho, diz-se que faleceu quando ainda levava as vestes brancas do Baptismo. († s. IV)

5. Em Lião, Gália, Santo Euquério, ordem senatorial, bispo de Lião, escreveu muitas Paixões dos santos mártires. († 449)

6. No território dos Helvécios, Suíça, Santo Otemaro, abade, morreu exilado. († 759)

7. No mosteiro de Cava de’ Tirréni, Itália, o Beato Simeão, abade. († 1141)

8. Em Soisy-Bouy, França, o passamento de Santo Edmundo Rich, bispo, († 1240)

9. Em Assis, Itália, no convento de São Damião, Santa Inês, virgem, seguindo sua irmã Santa Clara, abraçou de todo o coração a pobreza sob a direção de São Francisco. († 1253)

10. Em York, na Inglaterra, o Beato Eduardo Osbaldeston, presbítero e mártir, enforcado, († 1594)

Santo Alberto Magno, Bispo, Doutor Universal da Igreja – 15 de Novembro

Santo Alberto Magno, Bispo, Doutor Universal da Igreja

Um dos maiores sábios de todos os tempos

Foi, sem dúvida, um dos maiores sábios de todos os tempos, chamado “Doutor Universal”.

Não dominava apenas, como Mestre, a Filosofia e a Teologia (matérias em que teve como discípulo S. Tomás de Aquino), mas também estendia seu saber às Ciências Naturais.

Foi físico e químico, estudou astronomia, meteorologia, mineralogia, zoologia, botânica, escreveu livros sobre tecelagem, navegação, agricultura.

Nada impediu em ser um piedoso e exemplar religioso

Tão assombroso acumular de ciência não o impediu, porém, de ser um piedoso e exemplar dominicano.

Nomeado Bispo de Regensburg, mostrou-se Pastor zeloso e exemplar; mas, logo que pôde, pediu e obteve dispensa das funções episcopais e retornou à sua cela de monge humilde e sábio.

A mandado do Papa Urbano IV, foi pregar a cruzada nos países de língua alemã.

Pregador de Cruzada na Alemanha

Neste novo mister, Santo Alberto, não obteve grande sucesso:

– os sarracenos, em 1244, tomaram Jerusalém;

– a expedição de São Luís, em 1245, foi, materialmente, sem muita eficácia;

– ademais, bruxuleava o fogo do principado cristão de Antioquia.

 Tudo conspirava para que o ardor do povo fosse esfriando.

Morreu santamente em Colônia, na Lotaríngia, atualmente na Alemanha.

Patrono de todos aqueles que cultivam as ciências naturais.

Santo Alberto Magno, rogai por nós!

Oração – Dá-me, Senhor, um espírito aberto e compreensivo como aquele que concedeste ao grande teólogo Santo Alberto. E também, como a ele, dá-me a graça de abarcar parte de teu mistério com minha inteligência. E que tudo isso me sirva para iniciar uma vida de oração constante e agradável em tua presença. Amém.

 

 

Com São Leopoldo, Margrave, venerado, ainda em vida, com o sobrenome «Piedoso», que foi promotor da paz e amigo dos pobres e do clero.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/15

2. Em Hipona, Argélia, os santos vinte mártires, cuja fé e vitória foi exaltada por Santo Agostinho; deles apenas se recordam os nomes de Fidenciano, bispo, Valeriana e Vitória. († s. III/IV)

3. Em Edessa, Turquia, os mártires Gúria, asceta e Samonas, depois de longos e cruéis tormentos, foram degolados. († 306)

4. Em Nola, Itália, São Félix, († s. IV/V)

5. Na Bretanha Menor, França, São Maclóvio ou Macuto, bispo († c. 640)

6. Em Cahors, França, São Desidério, bispo, que construiu muitas igrejas e mosteiros, bem como edifícios de utilidade pública, († 655)

7. No monte Irschenberg, na Baviera, os santos Marinho, bispo, e Aniano, mártires. († s. VII/VIII)

8. Em Ruão, França, São Sidônio, abade, († d. 684)

9. Em Rheinau, Suíça, São Fintano, monge († c. 878)

10. No cenóbio de Klosterneuburg, Áustria, São Leopoldo, margrave, venerado, ainda em vida, com o sobrenome «Piedoso», († 1136)

11. Em Reading, na Inglaterra, os beatos mártires Hugo Faringdon (Hugo Cook), abade da Ordem de São Bento, João Eynon e João Rugg, presbíteros, enforcados e esquartejados. († 1539)

12. Em Glastonbury, Inglaterra, os beatos mártires Ricardo Whiting, abade, Rogério James e João Thorne, presbíteros († 1539)

13. Em Ferrara, Itália, a Beata Lúcia Broccadélli, religiosa, suportou com paciência muitas dores e humilhações. († 1544)

14. Em Nagazáki, no Japão, o Beato Caio Coreano, mártir, condenado à fogueira. († 1624)

15. Em Caaró, Brasil, os santos Roque González e Afonso Rodríguez, presbíteros da Companhia de Jesus e mártires, que aproximaram de Cristo os povos indígenas abandonados, fundando as chamadas «reduções», onde associaram livremente as artes e a vida social com a vida cristã; por isso foram assassinados à traição por um sicário adicto a artes mágicas. († 1628)

16. Em Roma, São José Pignatélli, presbítero, que trabalhou muito para a restauração da Ordem quase extinta († 1811)

17. Em Mengo, Uganda, São José Mkasa Balikuddembé, mártir, mordomo do palácio real, depois de receber o Baptismo, ganhou para Cristo muitos jovens e defendeu as crianças palacianas das paixões viciosas do rei Mwenga; com vinte e cinco anos de idade, foi degolado († 1885)

18. Em Sanremo, Itália, a Beata Maria da Paixão (Helena de Chappotin de Neuville), virgem, Fundadora († 1904)

19. Em Wadowice, Polônia, São Rafael de São José (José Kalinowski), presbítero, († 1907)

20. Em Álora, Málaga, Espanha, o Beato João Duarte Martin, diácono e mártir, († 1936)

21. Em Almansa, Albacete, Espanha, o Beato Miguel Abdão Sénen Díaz Sánchez, presbítero e mártir, († 1936)

São Serapião, Mártir – 14 de Novembro

São Serapião, Mártir

Menino Cruzado contra os infiéis

Nasceu em Londres em 1179.

Filho de um capitão inglês a serviço do rei Henrique II, em 1190 participou, anda criança, com o pai da terceira cruzada, sob o comando do célebre Ricardo Coração de Leão

Depois de várias peripécias, entrou para a Ordem dos Mercedários, dedicando-se ao resgate e à conversão de escravos na França, Espanha e Argel.

Morreu em troca de cristãos cativos

Foi o primeiro membro da Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a redenção dos fiéis cativos e a pregação da fé cristã que mereceu a palma do martírio.

A vida deste santo encerra um capítulo da história europeia, pois que sua aventura humana e espiritual reflete os fatos de sua época, nos quais esteve presente.

Presente também na quinta Cruzada

O Duque gostou dele e o tomou a seu serviço na expedição de ajuda ao rei da Espanha contra os mouros. Quando chegaram, a batalha havia terminado.

Serapião conseguiu então ficar a serviço do rei Afonso de Castela, para voltar novamente à Áustria, quando o duque tomou parte na quinta cruzada. Neste ponto se encerra sua aventura militar.

Amigo de São Pedro Nolasco

Conhece São Pedro Nolasco, o fundador dos mercedários, e decide se juntar a ele para se dedicar ao resgate dos escravos.

Para sua primeira missão pacífica dirige-se com são Raimundo Nonato a Argel. Conseguem libertar 150 escravos.

Fundou  em Baleares convento dos mercedários

E como tinha aprendido a arte da guerra, teve o encargo de seguir as tropas espanholas na conquista das Baleares com a missão de fundar nessas ilhas o primeiro convento de sua ordem.

Em seguida, dirigiu-se à Inglaterra a fim de erigir um posto avançado da ordem, porém, o navio foi assaltado por corsários.

Jogado numa praia por assaltantes como morto

Serapião barbaramente espancado e lançado em uma praia deserta porque considerado morto. Recolhido por alguns pescadores, refez-se e pouco depois prosseguiu a viagem para Londres, onde não teve vida fácil.

Crucificaram-no numa cruz de santo André

Voltou à Espanha e prosseguiu na obra caritativa de resgate dos prisioneiros, até que os mouros voltaram sua raiva contra ele: crucificaram-no numa cruz de santo André e, depois de atrozes torturas, decapitaram-no em 1240.

Seu culto foi confirmado em 1728.

São Serapião, rogai por nós!

Oração – “Ó Glorioso São Serapião, que suspenso na cruz exclamáveis: “desejo ser desatado e estar em Cristo, salva-me cruz preciosa, leva-me a Meu Mestre, por ti Me receba quem por ti Me resgatou”. Humildemente vos suplico me obtenhais a paciência e conformidade nos padecimentos desta vida e a salvação eterna. Amém.

Serapião é um nome predominantemente masculino, de origem Latim que significa “Consagrado a Serápis

 

 

Com São Lourenço, Bispo

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/14

1. Em Heracleia, Turquia, São Teódoto, mártir. († c. s. III)

2. Em Gangra, Turquia, Santo Hipácio, bispo, mártir, lapidado pelos hereges († s. IV)

3. Em Avinhão, França, São Rufo, primeiro que presidiu à comunidade cristã deste lugar. († s. IV)

4. Na ilha de Bardsey, País de Gales, São Dubrício, bispo e abade. († s. VI)

5. Em Traú, Croácia, São João, bispo, defendeu com êxito a cidade do assalto do rei Colomano. († c. 1111)

6. Na localidade de Eu, França, São Lourenço O’Toole (Lorcan Ua Tuathail), bispo de Dublin, (†1180)

7. No cenóbio de Santa Maria de Gualdo Mazocca, Itália, o Beato João de Tufara, eremita. († 1170)

8. Em Mariëngaarde, Holanda, São Siardo, abade († 1230)

9. Em Argel, Argélia, São Serapião, mártir, primeiro membro da Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a redenção dos fiéis cativos († 1240)

10. Em Jerusalém, os santos Nicolau Tavelic, Deusdado Aribert, Estêvão de Cúneo e Pedro de Narbona, presbíteros e mártires, queimados vivos. († 1391)

11. Em Cáccamo, Itália, o Beato João Líccio, presbítero, descansou no Senhor aos 111 anos. († 1511)

12. Em Ikitsuki, Japão, os beatos Gaspar Nishi Genka, sua esposa Úrsula Nishi e seu filho João Nishi Mataishi, mártires. († 1609)

13. Na fortaleza de Binh Dinh, Vietnam, Santo Estêvão Teodoro Cuénot, bispo e mártir, lançado a um estábulo de elefantes, onde morreu consumido pelos sofrimentos. († 1861)

14. Em Nysa, Polônia, a Beata Maria Luísa Merkert, virgem, co-fundadora († 1872)

15. Em Florença, na Itália, a Beata Maria Teresa de Jesus (Maria Scrílli), virgem, fundadora († 1889)

16. Em Bréscia, Itália, o Beato Moisés Tovíni, presbítero († 1889)

Santo Homobono, Comerciante – 13 de Novembro

Santo Homobono, Comerciante

Era tudo para todos

Nasceu em Cremona, na Itália, filho de um modesto alfaiate e comerciante de tecidos.

Os pobres, os desvalidos, os esquecidos e marginalizados encontravam nele o amparo necessário, de todos se fez amigo e deles recebeu o título de “Pai dos Pobres”.

Levava alegria aos tristes, consolo aos desanimados

Era tudo para todos, levava alegria aos tristes, consolo aos desanimados, amparo aos necessitados, e esperança aos esquecidos e marginalizados.

Antes do expediente, logo pela manhã fazia suas matinas; assistia a Santa Missa e aí sim abria o comércio com grande alegria.

Sem a benção de Deus nada se faz

Sempre repetia que: “Sem a benção de Deus nada se faz”, para ele era essa a maior expressão de verdade.

Toda a Itália sofreu com o caos econômico, o dinheiro perdera seu valor, todos sentiram os terríveis efeitos da crise, os pobres ainda mais, e era na porta da sua casa que uma multidão se aglomerava em busca do pão.

O milagre das prateleiras cheias

Num determinado dia, distribuiu todos os pães, e tudo o que tinha na dispensa. Sem reservar nada para os seus.
A noite sua esposa dirigiu-se a dispensa para se certificar do estrago que o marido fizera e pensando encontrar as prateleiras vazias, assiste estupefata o milagre da multiplicação.

Tudo que possuíam antes continuava lá, e ainda em maior quantidade.

Deus era a única razão de sua existência

Tocada pela graça, ela implora o perdão do marido e de Deus, desde aquela data não só aceitou a generosidade de Homobono, como também o incentivava a fazer mais caridade.

No dia 13 de novembro de 1197, estando com sua esposa assistindo a Santa Missa é acometido de um mal súbito, e ali une-se Aquele que era a razão de sua existência.

Morreu o pai dos pobres

Ecoaram os gritos e soluços pelas ruas e praças de Cremona “Morreu o Pai dos Pobres”. Milhares de pessoas vieram ao seu funeral para manifestar gratidão e reconhecimento.

Seu sepultamento foi grandioso e todo o povo, em lágrimas, despedia-se do Santo “Homem Bom”!

Patrono dos alfaiates, costureiras, e dos comerciantes de tecidos”.

Santo Homobono, rogai por nós!

Oração – Santo Homobono, de ti aprendemos que a esmola dada ao pobre não consome a fortuna. Ajudai-nos e sermos caridosos. Amém

Homobono, que significa “Homem Bom”

 

 

Com São Nicolau I, Papa, que se distinguiu pela sua energia apostólica em confirmar a autoridade do Romano Pontífice em toda a Igreja de Deus.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/13

1. Em Cesareia da Palestina, a paixão dos santos mártires Antonino, Nicéforo, Zebina, Germano e Mánata, virgem que depois de açoitada, foi queimada viva; os outros, foram decapitados. († 308)

2. Em Aix-en-Provence, França, São Mítrio, escravo, († s. IV)

3. Em Tours, França, São Brício, bispo, discípulo de São Martinho, († 444)

4. Na África Proconsular, santos mártires Arcádio, Pascásio, Probo e Eutiquiano, proscritos, exilados e com atrozes suplícios e assassinados. Com o pequeno Paulilo, irmão de Pascásio e de Eutiquiano, açoitado longamente e condenado à mais vil escravidão. († 473)

5. Em Vienne, França, São Leoniano, abade, († c. 518)

6. Em Arvena, França, São Quinciano, bispo, († c. 525)

7. Em Città di Castello, Itália, santos Florêncio, bispo, de cuja doutrina fiel e vida santa dá testemunho o papa São Gregório Magno, e de Santo Amâncio, seu presbítero, († s. VI)

8. Em Rodez, França, São Dalmácio, bispo, cuja caridade para com os pobres é louvada por São Gregório de Tours. († c. 580)

9. No vale de Suze, Suíça, Santo Himério, eremita, († c. 612)

10. Em Toledo, Espanha, Santo Eugênio, bispo, se dedicou ao ordenamento da sagrada liturgia. († c. 657)

11. Na região de Cambrai, França, Santa Maxelendes, virgem e mártir, recusando o homem a quem seus pais a tinham prometido, foi por ele morta ao fio da espada. († 670)

12. Em Roma, junto de São Pedro, São Nicolau I, papa, que se distinguiu pela sua energia apostólica em confirmar a autoridade do Romano Pontífice em toda a Igreja de Deus. († c. 867)

13. No mosteiro de La Réole, França, o passamento de Santo Abão, abade de Fleury, admiravelmente instruído na Sagrada Escritura e nas letras humanas, trespassado por uma lança. († 1004)

14. Em Ivrea, Itália, a comemoração do Beato Varmundo, bispo, († c. 1010/1014)

15. Em Cremona, Itália, Santo Homobono, comerciante se tornou memorável pela sua caridade, por acolher e educar as crianças abandonadas e fomentar a paz († 1197)

16. Em Roma, Santa Agostinha Pietrantóni (Lívia Pietrantóni), virgem, apunhalada por um enfermo († 1894)

17. Em Simat de Valldigna, Espanha, o Beato João Gonga Martínez, mártir, († 1936)

18. Em Portichol de Tavernes, Espanha, a Beata Maria do Patrocínio de São João (Maria Cinta Assunção Giner Gomis), virgem e mártir, († 1936)

19. Em Halle an der Saale, Alemanha, o Beato Carlos Lampert, presbítero e mártir, decapitado († 1944)

São Josafat Kuncevicz, Bispo, Mártir – 12 de Novembro

São Josafat Kuncevicz, Bispo, Mártir

De família ortodoxa

Nasceu em uma família de ortodoxos cismáticos; ainda muito jovem, foi enviado a Vilnius, para se aprofundar no comércio, onde presenciou, pessoalmente, à luta entre Rutenos unidos e Dissidentes.

Convertido, retirou-se para um mosteiro

Converteu-se e retirou-se para o mosteiro dos Basilianos da Santíssima Trindade, vivendo como eremita, por alguns anos.

Neste interim, consolidou suas posições, expressas em algumas obras escritas, para demonstrar a origem católica da Igreja Rutena e sua dependência primitiva à Santa Sé.

Bem como para estimular a reforma dos mosteiros de rito Bizantino e reafirmar o celibato do clero.

De eremita a “Apóstolo da Unidade

Aprofundou o estudo dos Padres da Igreja, pelos quais ficou encantado, por serem depositários da Verdade.

A partir deles, retomou seus estudos com maior convicção. Percebeu que o pensamento dos Padres da Igreja do Oriente não havia afetado a unidade da Igreja Católica, definida como Universal, porque dispunha de uma autêntica beleza espiritual.

Uma só Igreja, um só Pastor

Logo, era uma só Igreja, um único rebanho, no qual as ovelhas se reuniam, e um só Pastor, o Papa, que não é apenas homem, mas representa o Vigário de Cristo na terra.

Eis a vontade de Deus contida na Palavra, a Palavra que é única: não sofre alterações e permanece para sempre.

Acusado de “roubar almas”

Tais convicções, descritas acima, orientaram o ministério de Josafat: primeiro, como monge e fundador dos mosteiros de Byten e Zyrowice; depois, como Bispo de Vitebsk e coadjutor de Polotsk, da qual se tornou Arcebispo, em 1618.

“Ladrão de almas”

por suas convicções, os opositores começaram a acusá-lo de “ladrão de almas” da Igreja Ortodoxa.

Não obstante, ele não passou à Liturgia em língua latina, mas manteve a Paleoslava, baseando seus ensinamentos, sobretudo, em dois fundamentos: a fidelidade à Sé de Pedro e a Tradição dos Padres.

O Bom Pastor sacrifica sua vida pelas ovelhas

Ele queria levar a tais convicções os hereges e cismáticos e, por esta causa sagrada, aceitou o martírio: o bom pastor não deixa de sacrificar a própria vida para salvar as suas ovelhas.

Em 12 de novembro de 1623, ao sair da igreja, após a celebração de um rito festivo, foi atacado por um grupo de ortodoxos, que o esfaquearam e balearam.

Foi canonizado por Pio IX, em 1867.

São Josafat, rogai por nós!

Oração –  “Intensificai, Senhor, na vossa Igreja a ação do Espírito Santo,
que levou o Bispo São Josafat a dar a vida pelo seu povo, para que, fortificados pelo mesmo Espírito, não hesitemos em dar a vida pelos nossos irmãos”.

 

 

Com Santo Emiliano, presbítero, que, depois de muitos anos de vida eremítica e algum tempo de ministério clerical, abraçou a vida monástica e se tornou célebre pela sua generosidade para com os pobres e pelo dom da profecia.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/12

2. Em Ancira, Turquia, São Nilo, abade, discípulo de São João Crisóstomo, († c. 430)

3. Em Mull, Escócia, São Macário, bispo, discípulo de São Columba e fundador desta Igreja. († s. VI in.)

4. Em Vienne, França, Santo Hesíquio, bispo, Senador. Foram seus filhos, nascidos anteriormente, Santo Apolinário, bispo da Igreja de Valence, e Santo Avito, que lhe sucedeu na sede de Vienne. († d. 552)

5. Nos montes da região de Cogolla, Espanha, Santo Emiliano, presbítero, dom da profecia. († 574)

6. Em Colônia, Alemanha, São Cuniberto, bispo, restaurou na cidade e arredores a vida da Igreja e a piedade dos fiéis destruídos pelos bárbaros. († 663)

7. Em Daventer, Holanda, São Lebuíno ou Livino, presbítero, († c. 775)

8. Em Kasimierz, Polônia, os santos Bento, João, Mateus e Isaac, mártires, enviados a propagar a fé na Polónia, foram degolados. Com Cristiano, seu servo, que foi enforcado no telhado de uma capela. († 1003)

9. Em Pisa, na Etrúria, Itália, o Beato João Cíni, apelidado «da Paz», († c. 1335)

10. Em Alcalá de Henares, Espanha, São Diogo, religioso († 1463)

11. Em Tuliman, México, São Margarido Flores, presbítero e mártir, preso e fuzilado, († 1927)

12. Em Alcúdia de Carlet, Valência, Espanha, o Beato José Medes Ferrís, mártir, († 1936)

São Martinho de Tours, Bispo – 11 de Novembro

São Martinho de Tours, Bispo

Nasceu no ano de 316, de pais gentios na Panônia, território da hodierna Hungria. Seu pai era oficial do Exército Romano.

Converteu-se aos 12 anos contra a vontade do pai

Aos 12 anos, contrariando a vontade dos pais, tornou-se cristão. Entretanto, o pai contrapôs-se terminantemente a essa decisão do filho, alistando-o no Exército Romano.

Aconteceu, nessa época, o famoso episódio da manta de guarda imperial: ao ver um mendigo tiritando de frio, corta ao meio a sua manta e oferece-lhe uma parte.

Martinho deu-me este vestuário!

À noite sonhou e viu Jesus envolto naquele pedaço de manta, dizendo: “Martinho, ainda não batizado, deu-me este vestuário”.

Abandonou, então, o Exército e fez-se batizar por Santo Hilário de Poitiers.

Entregou-se à vida eremítica, fundando um mosteiro em Ligugé, França, onde vivia sob a orientação de Santo Hilário.

Um verdadeiro Pastor

Ordenado sacerdote, foi mais tarde aclamado Bispo de Tours (371).

Tornou-se um grande evangelizador da França, verdadeiramente pastor, fundando mosteiros,  defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo.

Dedicou-se à formação e reconciliação do clero e à evangelização dos rurais.

Sinto-me aflito, sim, aflito, e muito, mas por vós todos, ladrões

Certa vez ao cair nas mãos dos ladrões:

– Quem és tu?

– Sou cristão, respondeu o jovem, sem demonstração alguma de receio.

– E não tens medo? Voltou o outro a perguntar.

– Não. Nunca me senti tão tranqüilo.

– E donde vem essa tranquilidade, essa calma?

– De Deus, porque sei que Deus não abandona os seus seguidores nas horas amargas. Sinto-me aflito, sim, aflito, e muito, mas por vós todos, ladrões que sois e, pois, indignos da misericórdia daquele que nos criou.

Em Candes, foi ao encontro do Senhor. Morreu no ano de 397.

São Martinho de Tours, rogai por nós!

Oração  – “Ó Senhor, se eu for ainda necessário ao vosso povo, não me recuso a trabalhar: seja feita a vossa vontade.”Amém!

 

 

Com Santa Marina de Omura, virgem e mártir, que, encarcerada e levada a uma casa pública para escárnio da sua castidade, foi finalmente queimada viva.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/11

2. Junto ao lago de Mariótides, no Egito, São Menas, mártir. († s. IV in.)

3. Em Vence, França, São Verão, bispo,filho de Santo Euquério, bispo, († s. V in.)

4. Na província de Sâmnio, Itália, a comemoração de São Menas, solitário, virtudes mencionadas pelo papa São Gregório Magno. († c. 580)

5. Em Amatonte, Chipre, o passamento de São João o Esmoler, bispo de Alexandria, († 620)

6. No mosteiro de Malone, Bélgica, São Bertuíno, bispo e abade. († 698)

7. Em Constantinopla, Turquia, São Teodoro Estudita, abade, fez do seu mosteiro escola de sábios, santos e mártires. Foi três vezes deportado, teve grande veneração pela tradição dos Padres da Igreja e, escreveu tratados famosos sobre a doutrina cristã. († 826)

8. No mosteiro de Grottaferrata, Roma, São Bartolomeu, abade, companheiro de São Nilo, († 1065)

9. Em Nagasáki, no Japão, Santa Marina de Omura, virgem e mártir, levada a uma casa pública, foi queimada viva. († 1634)

10. Em Verona, na Itália, a Beata Vicenta Maria (Luísa Polônia), virgem, fundadora, com o beato Carlos Steeb, († 1855)

11. Em Laski Piasnica, Polônia, a Beata Alice Kotowska (Maria Jadwiga Kotowska), virgem e mártir, fuzilada († 1939)

12. Em Sófia, na Bulgária, a paixão do Beato Vicente Eugénio Bossilkov, bispo e mártir, encarcerado e atrozmente torturado e finalmente, fuzilado. († 1952)

São Leão Magno, Papa, Doutor da Igreja – 10 de Novembro

São Leão Magno, Papa, Doutor da Igreja

Nasceu na Toscana, no final do século IV.

Magno desde jovem

Primeiro foi diácono diligente da Urbe e depois, elevado à cátedra de Pedro, mereceu com todo o mérito ser chamado Magno.

É considerado um dos Papas mais eminentes da Igreja dos primeiros séculos.

Assumiu o governo da Igreja em 440, numa época de grandes dificuldades, políticas e religiosas.

Papa numa época complicada

A fé católica estava ameaçada pelas heresias que grassavam no Oriente.

Procurou a todo custo preservar a integridade da fé, defendendo a unidade da Igreja.

Em 451, durante o Concílio da Calcedônia, a sua carta sobre as duas naturezas de Cristo foi aplaudida pelos Bispos reunidos que disseram: Pedro falou pela boca de Leão.

Pedro falava pela boca de Leão

Enquanto homem de Estado, contemporizou a queda eminente do Império Romano, evitando com sua diplomacia que a ruína e os prejuízos materiais e culturais fossem ainda maiores.

Para salvar a Cidade Eterna das pilhagens dos bárbaros, não se intimidou em enfrentar Genserico e Átila, debelando assim o perigo que parecia irreversível.

Deixou escritos 96 Sermões e 173 cartas e numerosas homilias que chegaram até nós.

Pontificou durante 21 anos.

São Leão Magno, rogai por nós!

Oração – “Não desista nunca: Nem quando o cansaço se fizer sentir, Nem quando os teus pés tropeçarem, Nem quando os teus olhos arderem, Nem quando os teus esforços forem ignorados, Nem quando a desilusão te abater, Nem quando o erro te desencorajar, Nem quando a traição te ferir, Nem quando o sucesso te abandonar, Nem quando a ingratidão te desconsertar, Nem quando a incompreensão te rodear, Nem quando a fadiga te prostrar, Nem quando tudo tenha o aspecto do nada, Nem quando o peso do pecado te esmagar. “

 

 

Com Santo André Avelino, Teatino fez o voto de progredir cada dia mais nas virtudes e, rico de méritos, morreu santamente aos pés do altar.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/10

2. Na antiga Pérsia, o passamento de São Demetriano, bispo († c. 260)

3. Em Tiana, Turquia, Santo Orestes, mártir. († s. III/IV)

4. Em Ravena, Itália, São Probo, bispo, († s. III/IV)

5. Na antiga Pérsia, os santos mártires Narsés, bispo, venerável ancião, e José, seu discípulo, jovem, decapitados. († 343)

6. Em Cantuária, na Inglaterra, São Justo, bispo, († 627)

7. Em Villa del Foro, Itália, São Baudulino, eremita. († s. VIII)

8. Em Nápoles, Itália, Santo André Avelino, presbítero da Congregação dos Cônegos Regrantes, célebre pela sua santidade e pelo seu zelo em procurar a salvação do próximo, que fez o árduo voto de progredir cada dia mais nas virtudes († 1608)

9. Em Barcelona, na Espanha, o Beato Acisclo Joaquim Piña Piazuelo, religioso e mártir, († 1936)

10. Em Madrid, Espanha, as beatas Manuela do Sagrado Coração (Manuela Arriola Uranga), virgem da Congregação das Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e 22 Companheiras, mártires, († 1936)

11. Em Hamburgo, na Alemanha, os beatos Eduardo Müller, Germano Lange e João Prassek, presbíteros e mártires, que, decapitação († 1943)

São Godofredo, Bispo – 08 de Novembro

São Godofredo, Bispo

 

Um dos maiores Bispos de seu tempo

Bispo de Amiens, um dos mais santos abades e um dos maiores Bispos de seu tempo.

Exímio e justo administrador

O amor pela pobreza e o recolhimento levaram-no a ser procurador da comunidade. A prudência de Godofredo fazia as vezes da experiência. Amava a poupança e não era avarento. Por sua aplicação, pôs em ordem, em pouco tempo, os negócios do convento, que jaziam em mau estado, pagou dívidas, sendo, então agradável aos religiosos e aos seculares.

Só aceitou ser Bispo mediante ameaças

Em 1103, foi eleito Bispo de Amiens. E foi necessária violência para que aceitasse a eleição. Entrou descalço na cidade. Quando chegou à igreja de São Firmino, dirigiu, ao povo que estava presente, um discurso fortemente patético. Achava-se-lhe no palácio a casa dum verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

Servia a mesa dos pobres

Todos os dias, lavava os pés de treze pobres, e servia-os à mesa. Opunha-se com zelo inflexível às usurpações dos grandes, obstinadamente presos às desordens. Atacava com vigor os abusos que reinavam no clero;

Abandonou tudo pela solidão

Desolado por desordens na cidade, decidiu deixar o Episcopado e se retirar na Chartreuse de Grenoble com os santos cartuxos solitários, cuja reputação já se espalhara por toda a França.

Mais tarde, retornando por ordem real, muito debilitado pelas penitências, logo faleceu.

São Godofredo, rogai por nós!

Oração – Deus todo poderoso, que destes ao Bem-aventurado São Godofredo a graça de alcançar a felicidade de vos encontrar, concedei que, a seu exemplo, renunciando aos bens deste mundo e sua glória, encontremos Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém

Godofredo: Significa “paz de Deus”. Tem origem no germânico Gottfried, Godafrid, formado pelos elementos guth, Gott, Guda, que significa “Deus” e frithu, fridu, Friede, que quer dizer “paz”

 

Com São Deusdado I, Papa, que amou o seu clero e o seu povo com admirável simplicidade e sabedoria.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/08 

1. Comemoração dos santos Simproniano, Cláudio, Nicóstrato, Castório e Simplício, mártires, que, segundo a tradição, eram marmoristas em Sírmium na Sérvia, e porque se recusaram a esculpir a imagem de Esculápio, foram lançados ao rio por ordem do imperador Diocleciano e coroados por Deus com a graça do martírio. († 306)

2. Na região de Tours, França, São Claro, presbítero, que foi discípulo de São Martinho († c. 396)

3. Em Roma, junto de São Pedro, São Deusdado I, papa, († 618)

4. Em Bremen, Alemanha, São Vileado, bispo, propagou o Evangelho na Frísia e na Saxônia († 789)

5. Em Soissons, na França, o sepultamento de São Godofredo, bispo, († 1115)

6. Em Colônia, Alemanha, o Beato João Duns Escoto, presbítero († 1308)

7. Em Ostra Vétere, Itália, a Beata Maria Crucificada (Isabel Maria Satéllico), abadessa eminente na meditação do mistério da Cruz e com carismas místicos. († 1745)

8. Em Nam Dinh,Vietnam, os santos mártires José Nguyen Dinh Nghi, Paulo Nguyen Ngân, Martinho Ta Due Thinh, presbíteros, Martinho Tho e João Baptista Con, agricultores, († 1840)

São Prosdócimo, Bispo – 07 de Novembro

São Prosdócimo, Bispo

“O esperado”

“O esperado”. Viveu no ano zero da Era Cristã e o próprio São Pedro o nomeou Bispo, enviando-o a Pádua, cidade que o recorda e homenageia como primeiro chefe da Igreja local.

Evangelizador da Itália

Seu nome é pouco frequente atualmente, indica sua origem da região do Vêneto.

O culto a este Santo vem de uma tradição do século II, que homenageia o primeiro Bispo de Pádua, de Rieti e, também, padroeiro dessas duas cidades. Segundo narram os registros oficiais da Igreja, teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou, definitivamente, o cristianismo no coração daquelas populações.

Aparece com o típico atributo do jarro, símbolo da sua incansável atividade de batizador, ou seja, formador do rebanho do Senhor.

Fazer milagre lhe era comum

Nas várias regiões teria praticado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições descrevem com

toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo.

Uma das mais belas da cidade.

Depois de sua morte, encontrou-se o registro citando que a comunidade erguera, fora das muralhas de Pádua, a igreja de Santo Prosdócimo, que mais tarde tornou-se a Basílica de Santa Justina, uma das mais belas da cidade.

Converteu Santa Justina

A glória do Bispo teria sido, de fato, Justina ter sido convertida por ele. Essa nova cristã soube manter intacta a sua fé, enfrentando o martírio na perseguição de Nero. Entretanto ele foi poupado, não havendo nenhum registro, ou tradição, que explique o motivo.

Protetor dos aflitos e desanimados

Morreu naturalmente, carregado de merecimentos e de anos. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo.

A Igreja confirmou a sua celebração e, no calendário litúrgico, deve ser homenageado no dia 7 de novembro.

São Prosdócimo, rogai por nós!

Oração – Obtende, ó São Prosdócimo de Pádua a caridade dos ricos, a consciência pura para os transviados, o zelo aos que propagam a Fé, a tranquilidade às nações e a salvação a todos que lhe invocam. Que todas as almas sofredoras, e bem aventuradas, possam gozar do benefício de sua intercessão junto a Santíssima Trindade. Amém!

Prosdócimo, em grego, significa “esperado”

 

 

Com São Vilibrodo, Bispo de Utrecht, Apóstolo da Frísia.

 

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/07

1. Em Pádua, Itália, São Prosdócimo, primeiro bispo desta Igreja. († s. III)

2. Em Neocesareia, Turquia, Santo Atenodoro, bispo, irmão de São Gregório Taumaturgo, († s. III)

3. Em Albi, na Aquitânia, comemoração de Santo Amaranto, mártir. († c. s. III)

4. Em Melitene, Turquia, são Hierão e muitos companheiros mártires. († s. IV)

5. Em Perúgia, Itália, Santo Herculano, bispo e mártir, decapitado. († 548)

6. Em Tours, França, São Baldo, bispo, († c. 552)

7. Congresbury, na Inglaterra, São Cungaro, abade, bretão († s. VI)

8. Em Estrasburgo, França, a comemoração de São Florêncio, bispo, que sucedeu a Santo Argobasto. († a. 614)

9. Em Echternach, Luxemburgo, o sepultamento de São Vilibrodo, pregou o Evangelho na Frísia e na Dinamarca († 739)

10. No monte Galésio, Turquia, São Lázaro, estilita, viveu em vários lugares durante muitos anos sobre a coluna, suportando peças de ferro e cadeias, sustentado apenas a pão e água, e com esta forma de vida atraiu a si muitos fiéis. († 1054)

11. Em Colônia, Alemanha, Santo Engelberto, bispo e mártir, espancado até à morte por uns sicários. († 1225)

Do séquito do rei

Nasceu a 24 de Junho de 1360 no Cernache do Bonjardim e aos 13 anos fazia parte do séquito do rei Dom Fernando e foi armado Cavaleiro.

Casou por obediência

Por obediência a seu pai casa com D. Leonor de Alvim, rica dama de Entre-Douro-e-Minho. Do casamento nasceu uma filha: Dona Beatriz. Após a morte de D. Fernando e porque a filha deste era casada com o rei de Castela, vendo ameaçada a independência nacional entra em atividade política.

Regedor e Defensor do Reino

Em Santarém , convidado pelo Mestre de Avis foi eleito Regedor e Defensor do Reino.

Após vencer as batalhas  de Atoleiros, Aljubarrota e já viúvo lança ombros à construção do Convento do Carmo, em Lisboa.

Em 1422 partilha os seus bens e professa no Carmo, em 15 de Agosto de 1423.

Invencível nas lutas do mundo, abandona tudo

Sempre o dia de Nossa Senhora da Assunção a presidir aos momentos culminantes da sua vida. Ei-lo agora o asceta despegado de todas as ambições terrenas, frivolidades, entregue por completo ao único fito de adorar e servir a Deus.

Abandona tudo para se tornar apenas, humilde e feliz

O herói de outra batalha que, depois de se ter mostrado invencível nas lutas do mundo, abandona tudo para se tornar apenas, humilde e feliz, Frei Nuno de Santa Maria.

A 15 de Janeiro de 1918 a Sagrada Congregação dos ritos, em sessão plenária, aprova e reconhece o culto do Santo condestável, que o Papa Bento XV confirma, no decreto de 23 de Janeiro do mesmo ano.

Em 26 de Abril de 2009, foi canonizado por Bento XVI.

São Nuno de Santa Maria, rogai por nós!

Oração –  Glorioso São Nun’Álvares Pereira, combatente dos bons combates, enchei o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados. Amem!

Bem Aventurada Bárbara Maix

Igreja celebra 5 anos da beatificação de Bárbara Maix

Ela foi a fundadora, em 1849, da Congregação de Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que responde por 20 escolas em todo o Brasil (14 delas no Rio Grande do Sul), quatro hospitais e realiza obras sociais em outros oito países – Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Haiti, Estados Unidos, Moçambique e Itália.

Entre elas estão duas das mais tradicionais instituições de Gravataí (RS): o Colégio Dom Feliciano e o Hospital Dom João Becker.

Com São Leonardo, Eremita, companheiro de Clóvis, se converteu ao cristianismo por influência de São Remi, Apóstolo dos Francos.

Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia

11/06

2. Em Toniza, na Numídia, hoje Túnis, na Tunísia, São Félix, mártir, († s. III)

3. São Paulo, bispo de Constantinopla, estrangulado por insídias dos arianos. († c. 351)

4. Em Rennes, França, São Melânio, bispo, († d. 511)

5. No mosteiro de Llanilltud Fawor, País de Gales, Santo Iltuto, abade, († c. 540)

6. Em Noblac, França, São Leonardo, eremita. († c. s. VI)

7. Em Jerusalém, os santos Calínico, Himério, Teodoro, Estêvão, outro Teodoro, João, outro João e mais alguns cujo nome é desconhecido, mártires, soldados em Gaza e, quando os Sarracenos ocuparam a cidade, foram presos pelos inimigos; degolados († 638)

8. Em Barcelona, na Hispânia, São Severo, mártir († c. s. VII)

9. No território dos Helvécios, na Borgonha, Suíça, São Protásio, bispo († s. VII)

10. No território de Thérouanne, França, São Vinoco, abade, († 716)

11. Em Apt, França, Santo Estêvão, bispo, († 1046)

12. Em Le Dorat, França, São Teobaldo, presbítero, († 1070)

13. Perto de Colônia, Alemanha, a Beata Cristina de Stolmeln, virgem, († 1312)

14. Em Nishizaka, no Japão, o Beato Tomás de Santo Agostinho (Tomás Ochia Jihyoe “Kintsuba”), presbítero († 1637)