São Lucas, Evangelista
Santo do Dia – 18 de Outubro
São Lucas,
O Evangelista da Misericórdia · † s. I
Origens
São Lucas Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã, era médico de profissão. Convertido à fé de Cristo, foi companheiro caríssimo do apóstolo São Paulo até a confissão (martírio) deste. Serviu irrepreensivelmente ao Senhor, jamais tomou mulher nem teve filhos.
Características do Evangelho
É possível perceber a característica mais original do Evangelho de Lucas graças aos seis milagres e às dezoito parábolas, que não encontramos nos outros Evangelhos. Ele dedica atenção particular aos pobres e às vítimas das injustiças, aos pecadores arrependidos, acolhidos pelo perdão e a misericórdia de Deus.
Parábolas Narradas
Ele narra a parábola do pobre Lázaro e o rico Epulão. Fala do Filho Pródigo e do pai misericordioso, que o acolhe de braços abertos. Descreve a ação da pecadora perdoada, que lava os pés de Jesus com as suas lágrimas e os enxuga com seus cabelos. Cita as palavras de Maria, no Magnificat, quando ela proclama que Deus “derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens e despede os ricos de mãos vazias!” (Lc 1,52-53).
Padroeiro dos Médicos, Pintores e Vidraceiros
Pintor
Os cristãos orientais atribuem ao “médico pintor”, Lucas, numerosos quadros representando a Virgem. Em seu Evangelho, escrito em grego fluente e límpido, Lucas traça a biografia da Virgem e fala da infância de Jesus.
Conhecia os outros Evangelistas
Lucas conhecia os Evangelhos de Mateus e Marcos quando começou a escrever o seu, antes do ano 70. Julgava que ao primeiro faltava uma certa ordem no desenvolvimento dos fatos e considerava o segundo por demais conciso. Como diligente estudioso, Lucas, depois de ter documentado escrupulosamente as notícias da vida de Jesus, “desde o início”, quis narrá-la novamente de forma ordenada, de modo que os fatos e ensinamentos progredirem pari passu como a realidade. Deu prova da mesma agradável fluência narrativa também na redação dos Atos dos Apóstolos.
Evangelista dedicado a Maria
Maria é o foco do seu Evangelho. A relação particular que Lucas tem com Maria é outra característica do seu Evangelho. Por meio dele e — podemos imaginar —, por meio da narração que Maria lhe fez pessoalmente, conhecemos as palavras da Anunciação, da Visita a Isabel e do Magnificat. Por seu intermédio, sabemos os particulares da Apresentação de Jesus ao Templo e a angústia de seus pais, Maria e José, por não poder encontrar seu filho de doze anos no Templo. Provavelmente, graças a esta sua sensibilidade narrativa e descritiva, nasce a tradição de ser o primeiro iconógrafo, sabemos que Lucas era pintor.
A morte
As notícias concernentes à sua morte são incertas: algumas fontes falam do seu martírio; outras dizem que viveu até a idade avançada. A tradição mais antiga diz que morreu na Beócia, com 84 anos, depois de ter-se estabelecido na Grécia, onde escreveu seu Evangelho. Três cidades se ufanam de conservar suas relíquias: Constantinopla, Pádua e Veneza.
São Lucas, rogai por nós! Lucas — Do latim Lucanus, relacionado a lux, “luz”. Significa “luminoso”, “aquele que nasce com a luz do dia”.“Oração – Poderoso Evangelista, inspirado pelo Espírito Santo ao relatar a vida de Jesus, cuidai dos escritores para que mostrem a verdade e dos comunicadores para que vivam segundo o que anunciam. Sede também um modelo de busca pelo Cristo. Amém.”
São Lucas, rogai por nós!
Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 18 de outubro:
Martirológio — Secretariado Nacional de Liturgia · PT
Amigo e companheiro de São Paulo
Pertencia a uma família pagã, provavelmente de Antioquia da Síria e converteu-se ao cristianismo . Foi amigo e companheiro de São Paulo, Apóstolo, na tarefa da propagação do Evangelho de Jesus Cristo.
Segundo São Paulo, era médico: “Saúdam-vos, Lucas, o médico amado e Demas” (Colossenses 4,14).
Médico que entregou sua pessoa a serviço de Paulo
Toda a sua ciência médica e literária colocou à disposição do grande Apóstolo. Entregou-lhe a sua pessoa e seguiu-o por toda a parte. São Paulo, refere-se várias vezes como a seu fiel cooperador. Saúda os cristãos de Colosso da parte de Lucas, médico,
que lhe é muito caro.
Alguns escritores antigos também atribuem a este último a qualidade de pintor.
Evangelizou vários países
São Paulo enviou-o com Tito a Corinto. Depois da morte do Apóstolo, São Lucas pregou o Evangelho em diversos países, entre outros, na Gália. Entretanto, é mais conhecido como aquele que escreveu o terceiro Evangelho. Segundo a tradição, escreveu o seu Evangelho por volta do ano 70.Seu Evangelho se dirige a todos os homens
Ele apresenta-nos uma visão completa do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo. Embora escrevesse mais para os gregos do que para os judeus, o seu Evangelho dirige-se a todos os homens. Mostra, com isto, que a salvação que Jesus de Nazaré veio trazer dirige-se a todos. É uma mensagem universal: o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido (Lucas 19,10).A vinda de Jesus é causa de grande alegria
De acordo com ele, Jesus é o amigo dos pecadores; é o consolador dos que sofrem. A vinda de Jesus é causa de grande alegria.
O Evangelho de Lucas se propõe como regra de vida não somente para a pessoa em si, mas para toda a comunidade. Daí o seu cunho social.
Nele se cumpriu a máxima de Jesus: “bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”.
Autor dos Atos dos Apóstolos
É autor, também, dos Atos dos Apóstolos, e Teófilo, a quem dedica seus dois livros, e ao qual dá o título de Excelente ou Excelência, parece ter sido cristão de alta posição social.São Lucas, Evangelista, rogai por nós!
Oração – Ó São Lucas, médico, que com as tuas santas mãos, invocando o nome de Deus, curaste tantos enfermos de tão graves doenças, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. Amém.”
Lucas: Significa “o que vem da Lucânia”, “lucano”, “luminoso” ou “iluminado”. O nome Lucas tem origem no grego Loukás
Com São Pedro de Alcântara, Presbítero da Ordem dos Frades Menores. Reformou a disciplina regular dos conventos da Ordem na Espanha e foi conselheiro de Santa Teresa de Jesus na obra reformadora da Ordem das Carmelitas.
Martirológio Romano – Secretariado Nacional de Liturgia
18/10
2. Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, Santo Asclepíades, bispo, que foi um do memorável número de confessores da fé em tempo de perseguição, († 218) 3. Em Pozzuóli, na Campânia, região da Itália, os santos mártires Próculo, diácono, Eutício e Acúcio, († c. s. IV) 4. Em Riom, no território dos Avernos, na Aquitânia, hoje na França, Santo Amável, presbítero, († s. V) 5. Em Nassogne, no Brabante da Austrásia, atualmente na Bélgica, São Múnio, venerado como eremita na floresta das Ardenas e mártir, († c. 630/640) 6. Em Arenas, na região de Castela, na Espanha, São Pedro de Alcântara, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que, insigne pelo dom do conselho e pela sua vida penitente e austera, reformou a disciplina regular dos conventos da Ordem na Espanha e foi conselheiro de Santa Teresa de Jesus na obra reformadora da Ordem das Carmelitas, († 1562) 7. Em Ossernenon, povoação do Canadá, a paixão de Santo Isaac Jogues, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que foi feito escravo pelos indígenas, que lhe cortaram os dedos e finalmente o mataram com golpes de machado na cabeça. A sua memória celebra-se amanhã, juntamente com a dos seus companheiros, († 1646) 8. Em Roma, o dia natal de São Paulo da Cruz, presbítero, cuja memória se celebra amanhã, († 1775)
Descendente de uma família pagã, não romana, Inácio converteu-se ao cristianismo em idade avançada, graças à pregação de São João Evangelista, que havia passado por aquelas terras.
Com Santo Oseias, Profeta, que, não só com palavras mas com a própria vida, anunciou ao infiel povo de Israel o Senhor como Esposo sempre fiel e de infinita misericórdia.
Santa Margarida Maria Alacoque nasceu em uma família rica da Borgonha, em 22 de julho de 1647.
Posteriormente o Sagrado Coração de Jesus volta a se queixar da ingratidão dos homens e pede que, na sexta-feira seguinte à oitava do Corpo de Deus, se estabeleça a festa do Seu Coração.
Com Santa Edwiges, primeira duquesa da Silésia e da Polônia, religiosa em um mosteiro cisterciense, padroeira dos endividados.
São Geraldo Majela, nasceu em Muro de Lucânia, na Itália, em 1726. Ardendo do desejo de entregar-se inteiramente a Cristo, foi admitido por Santo Afonso Maria de Ligório na Congregação do Santíssimo Redentor, como irmão.


Doutora e Mestra espiritual
Com Santa Tecla, abadessa, enviada da Inglaterra para auxiliar São Bonifácio.



De escravo a Papa
Segundo consta, São Calisto foi assassinado durante um motim em que se afrontavam pagãos e cristãos.
Alexandrina Maria da Costa nasceu em Balasar, Póvoa de Varzim, Arquidiocese de Braga, no dia 30 de março de 1904. Foi batizada no dia 2 de abril, um Sábado Santo. Foi educada cristãmente pela mãe, junto com a irmã Deolinda.
Orientada por seu diretor espiritual, fez-se cooperadora salesiana, oferecendo os seus sofrimentos pela salvação da juventude.
sepulcro e onde acodem multidões de peregrinos.
Na manhã de 12 de outubro de 1717, três pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba, que escorria até a sua cidade.
Padroeira e Rainha do Brasil
sábados, reuniam-se os vizinhos “para cantar o terço e mais devoções”.
Mãe e consoladora dos peregrinos

Realmente tem de tudo: nobre família genovesa, que dá senadores e doges à República Marítima; aptidão para o estudo; altas relações que, na adolescência, lhe valeram a nomeação de pajem da corte.
São Daniel Comboni nasceu em Limone, na Itália, em 1831. Único sobrevivente de oito irmãos, aos dez anos ingressou num internato de Verona.
São Dionísio — de origem italiana —, era um jovem missionário enviado pelo Papa Fabiano para evangelizar a antiga Gália do norte em meados do ano 250, portanto no século III.
Santos Leonardo e Dionísio, rogai por nós!
Oração – Senhor nosso Deus, fonte de todos os bens, que enviastes o presbítero são João Leonardo a anunciar aos povos o Evangelho, fazei que, por sua intercessão, a verdadeira fé cresça sempre e em toda a parte.
Com São Abraão, Patriarca e pai de todos os crentes; chamado por Deus, saiu da sua pátria, a cidade de Ur dos Caldeus, e se pôs a caminho da terra prometida a ele e à sua descendência.