Romanos, 7
1 - Ignorais, irmãos (falo aos que têm conhecimentos jurídicos), que a lei só tem domínio sobre o homem durante o tempo que vive?
2 - Assim, a mulher casada está sujeita ao marido pela lei enquanto ele vive mas, se o marido morrer, fica desobrigada da lei que a ligava ao marido.
3 - Por isso, enquanto viver o marido, se se tornar mulher de outro homem, será chamada adúltera. Porém, morrendo o marido, fica desligada da lei, de maneira que, sem se tornar adúltera, poderá casar-se com outro homem.
4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei, pelo sacrifício do corpo de Cristo, para pertencerdes a outrem, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos frutos para Deus.
5 - De fato, quando estávamos na carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarmos para a morte.
6 - Agora, mortos para essa lei que nos mantinha sujeitos, dela nos temos libertado, e nosso serviço realiza-se conforme a renovação do Espírito e não mais sob a autoridade envelhecida da letra.
7 - Que diremos, então? Que a lei é pecado? De modo algum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei. Porque não teria idéia da concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás (Ex 20,17).
8 - Foi o pecado, portanto, que, aproveitando-se da ocasião que lhe foi dada pelo preceito, excitou em mim todas as concupiscências porque, sem a lei, o pecado estava morto.
9 - Quando eu estava sem a lei, eu vivia mas, sobrevindo o preceito, o pecado recobrou vida,
10 - e eu morri. Assim o mandamento, que me devia dar a vida, conduziu-me à morte.
11 - Porque o pecado, aproveitando da ocasião do mandamento, seduziu-me, e por ele me levou à morte.
12 - Por conseguinte, a lei é santa e o mandamento é santo, e justo, e bom...
13 - Então o que é bom tornou-se causa de morte para mim? De certo que não. Foi o pecado que, para se mostrar realmente pecado, acarretou para mim a morte por meio do que é bom, a fim de que, pelo mandamento, o pecado se fizesse excessivamente pecaminoso.
14 - Sabemos, de fato, que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado.
15 - Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero faço o que aborreço.
16 - E, se faço o que não quero, reconheço que a lei é boa.
17 - Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita.
18 - Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo.
19 - Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero.
20 - Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita.
21 - Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal.
22 - Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser.
23 - Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros.
24 - Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?...
25 - Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!
26 - Assim, pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à lei de Deus de outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado.
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