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Romanos, 3

1 - Em que, então, se avantaja o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão?

2 - Muita, em todos os aspectos. Principalmente porque lhes foram confiados os oráculos de Deus.

3 - Mas então! Se alguns deles não foram fiéis, acaso a sua infidelidade destruirá a fidelidade de Deus?

4 - De modo algum. Porque Deus há de ser reconhecido como veraz, e todo homem como mentiroso, segundo está escrito: Assim, serás reconhecido justo nas tuas palavras e vencerás, quando julgares (Sl 50,6).

5 - Portanto, se a nossa injustiça realça a justiça de Deus, que diremos então? Para falar como os homens: não é injusto Deus quando descarrega a sua cólera?

6 - Certo que não! De outra maneira, como julgaria Deus o mundo?

7 - Mas, se a verdade de Deus brilha ainda mais para a sua glória por minha mentira, por que serei eu ainda julgado pecador?

8 - Então, por que não faríamos o mal para que dele venha o bem, expressão que os caluniadores, falsamente, nos atribuem? É justo que estes tais sejam condenados.

9 - E então? Avantajamo-nos a eles? De maneira alguma. Pois já demonstramos que judeus e gregos estão todos sob o domínio do pecado, como está escrito:

10 - Não há nenhum justo, não há sequer um.

11 - Não há um só que tenha inteligência, um só que busque a Deus.

12 - Extraviaram-se todos e todos se perverteram. Não há quem faça o bem, não há sequer um (Sl 13,lss).

13 - A sua garganta é um sepulcro aberto com as suas línguas enganam veneno de áspide está debaixo dos seus lábios (Sl 5,10 139,4).

14 - A sua boca está cheia de maldição e amargar (Sl 9,28).

15 - Os seus pés são velozes para derramar sangue.

16 - Há destruição e ruína nos seus caminhos,

17 - e não conhecem o caminho da paz (Is 59,7s).

18 - Não há temor a Deus diante dos seus olhos (Sl 35,2).

19 - Ora, sabemos que tudo o que diz a lei, di-lo aos que estão sujeitos à lei, para que toda boca fique fechada e que o mundo inteiro seja reconhecido culpado diante de Deus:

20 - Porquanto pela observância da lei nenhum homem será justificado diante dele, porque a lei se limita a dar o conhecimento do pecado.

21 - Mas, agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela lei e pelos profetas.

22 - Esta é a a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos os fiéis (pois não há distinção

23 - com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus),

24 - e são justificados gratuitamente por sua graça tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo.

25 - Deus o destinou para ser, pelo seu sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim, ele manifesta a sua justiça porque no tempo de sua paciência, ele havia deixado sem castigo os pecados anteriores.

26 - Assim, digo eu, ele manifesta a sua justiça no tempo presente, exercendo a justiça e justificando aquele que tem fé em Jesus.

27 - Onde está, portanto, o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual lei? Pela das obras? Não, mas pela lei da fé.

28 - Porque julgamos que o homem é justificado pela fé, sem as observâncias da lei.

29 - Ou Deus só o é dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, ele o é também dos pagãos.

30 - Porque não há mais que um só Deus, o qual justificará pela fé os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos.

31 - Destruímos então a lei pela fé? De modo algum. Pelo contrário, damos-lhe toda a sua força.

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