Santo do Dia

2

ago 2026

Santo Eusébio de Vercelli, exemplo de defesa do cristianismo

Santo do Dia – 02 de Agosto

Santo Eusébio de Vercelli,

Bispo e Mártir · † 371

Nascimento

Santo Eusébio de Vercelli Eusébio nasceu na ilha da Sardenha, no ano de 283.

Após a morte do pai, foi levado pela mãe para Roma, a fim de terminar os estudos eclesiásticos. Eusébio entrou para o clero muito jovem, e logo foi ordenado sacerdote, destacando-se por sua vida de piedade e estudo.

Em 345, foi consagrado bispo da diocese de Vercelli pelo Papa Júlio I, tornando-se um dos mais firmes defensores da fé em Cristo diante das heresias de seu tempo.

Exílio

Durante o Concílio de Milão, em 355, Eusébio e outros bispos se opuseram ao Arianismo, que negava a divindade de Cristo. Por essa firmeza, foram condenados ao exílio na Palestina, onde Eusébio sofreu torturas físicas e psicológicas. Em seguida, foi mandado para a Capadócia, na Turquia, e, de lá, para o deserto de Tebaida, no Egito. Depois de seis anos de exílio, Eusébio finalmente alcançou a liberdade e continuou seu trabalho de evangelização, percorrendo Antioquia, Ilíria, Itália e França.

A morte

Eusébio faleceu no dia 10 de agosto de 371, na diocese de Vercelli, à qual havia dedicado toda a sua vida. Suas relíquias foram sepultadas na catedral de Vercelli, onde permanecem até hoje, veneradas como memória de sua fidelidade a Cristo. Santo Eusébio de Vercelli, rogai por nós! Eusébio — Do grego Eusébios, formado por “eu” (bem, bom) e “sébas” (reverência, piedade), significando “o piedoso”, “o que tem boa devoção” ou “aquele que presta culto verdadeiro”.

“Santo Eusébio de Vercelli, bispo e mártir, exemplo de defesa da fé em Cristo, pedimos a força para vencer toda a tentação e seguirmos o caminho do Evangelho. Amém.”

Santo Eusébio de Vercelli, rogai por nós!

São Pedro Julião Eymard — Presbítero, conhecido como o “Apóstolo da Eucaristia”, faleceu em La Mure, perto de Grenoble, na França, cidade onde havia nascido.

Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 02 de agosto:

1
Santo Eusébio de Vercelli Bispo. Sepultamento em Vercelli, no Piemonte, região da Itália. Defensor da fé em Cristo diante do Arianismo, sofreu exílio e tribulações antes de retornar à sua diocese.
† 371
2
São Pedro Julião Eymard Presbítero. Faleceu em La Mure, perto de Grenoble, na França, onde havia nascido.
† 1868
3
São Rutílio Mártir. Na África Setentrional, na atual Tunísia.
† a. 212
4
Santo Estêvão I Papa. Sepultamento em Roma, no cemitério de Calisto.
† 257
5
Santa Centola Mártir. No território de Burgos, na Hispânia.
† data inc.
6
São Máximo Bispo. Em Pádua, na Venécia, hoje na Itália. Considerado sucessor de São Prosdócimo.
† s. III-IV
7
São Sereno Bispo. Em Marselha, na Provença, região da Gália, atualmente na França.
† d. 601
8
São Betário Bispo. Em Chartres, na Nêustria, hoje também na França.
† c. 623
9
São Pedro Bispo de Osma. Em Palência, na região de Castela, na Espanha.
† 1109
10
Beata Joana Mãe de São Domingos. Em Caleruega, na região de Castela, na Espanha.
† s. XIII in.
11
Beatos Filipe de Jesus Munárriz Azcona, João Díaz Nosti e Leôncio Pérez Ramos Presbíteros e mártires. Em Barbastro, na Espanha.
† 1936
12
Beato Zeferino Giménez Malla Mártir. Também em Barbastro, na Espanha.
† 1936
13
Beato Francisco Calvo Burillo Presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir. Em Híjar, próximo de Teruel, na Espanha.
† 1936
14
Beato Francisco Tomás Serer Presbítero da Congregação dos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores. Em Madrid, na Espanha.
† 1936
15
São Justino Maria Russolíllo Presbítero da diocese de Nápoles. Em Pianura, na Campânia, região da Itália.
† 1955

Martirológio — Secretariado Nacional de Liturgia · PT

 

Fundador dos Sacramentinos, Padres e Irmãs.

Filho de um comerciante, nasceu em Esère, França, no começo do século XIX.

Foi, primeiro, padre secular, e depois membro da Sociedade de Maria, a qual deixou para fundar a Congregação do Santíssimo Sacramento, uma de clérigos e outra de religiosas, para venerarem e difundirem o culto do Santíssimo Sacramento.

Foi exímio apóstolo do mistério eucarístico.

Os últimos dias de sua vida foram cheios de contrariedades e de sofrimentos. Seus próprios religiosos já não demonstravam muita confiança nele.

Ele consolava-se, então, com estas palavras:

“Eis-me aqui, Senhor, no Jardim das Oliveiras. Humilhai-me, despojai-me. Dai-me a cruz, contanto que me deis também o vosso amor e a vossa graça”.

São Pedro Julião Eymard, rogai por nós!

Oração – Na impossibilidade de amar Jesus Sacramentado como Ele merece, invocai o socorro do Anjo da Guarda, fiel companheiro de vossa vida. Ser-lhe-á tão agradável fazer, desde já convosco, o que deverá fazer, eternamente, na glória. Amém

Com  Santo Eusébio, Bispo de Vercelli

Santo Eusébio, primeiro bispo de Vercelas, que consolidou a Igreja em toda a região  do Piemonte, na atual Itália, e, por ter confessado a verdadeira fé do Concílio de Niceia, foi exilado pelo imperador Constâncio, primeiro para Citópolis, depois para a Capadócia e para a Tebaida; tendo regressado oito anos mais tarde à sua sede, trabalhou valorosamente para restaurar a fé contra os arianos.(† 371)

Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT

2/8

3. Na África Setentrional, na atual Tunísia, a comemoração de São Rutílio, mártir, que, mudando várias vezes de residência para fugir à perseguição e pagando por vezes o resgate com dinheiro, por fim foi inesperadamente preso e entregue ao governador; depois de ter sofrido inumeráveis suplícios, foi lançado ao fogo e coroado gloriosamente com o martírio.(† a. 212)

4. Em Roma, no cemitério de Calisto, Santo Estêvão I, papa, que, para afirmar claramente que a união baptismal dos fiéis com Cristo se realizava uma só vez, proibiu que os hereges que quisessem voltar à plena comunhão com a Igreja fossem de novo batizados.(† 257)

5. No território de Burgos, na Hispânia, Santa Centola, mártir.(† data inc.)

6. Em Pádua, na Venécia, hoje na Itália, São Máximo, bispo, que é considerado sucessor de São Prosdócimo.(† s. III-IV)

7. Em Marselha, na Provença, Gália, França, São Sereno, bispo, que deu hospitalidade a Santo Agostinho e seus companheiros enviados pelo papa São Gregório Magno para a evangelização da Inglaterra e, quando se dirigia a Roma, morreu em Vercelas, território da atual Itália.(† d. 601)

8. Em Chartres, na Nêustria, na França, São Betário, bispo.(† c. 623)

9. Em Palência,  Castela, na Espanha, o passamento de São Pedro, bispo de Osma, que primeiramente foi monge, depois arcediago da Igreja de Toledo e finalmente eleito para a sede de Osma, pouco tempo antes libertada do domínio dos Mouros, que ele reconstituiu com grande zelo pastoral.(† 1109)

10. Em Caleruega, região de Castela, a comemoração da Beata Joana, mãe de São Domingos, que, com grande espírito de fé, fez grandes obras de misericórdia em favor dos miseráveis e dos aflitos.(† s. XIII in.)

11. Em Barbastro, também na Espanha, os beatos Filipe de Jesus Munárriz AzconaJoão Díaz Nosti e Leôncio Pérez Ramos, presbíteros e mártires, que eram Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria e, durante a perseguição contra a Igreja, foram fuzilados às portas do cemitério, em ódio à vida religiosa.(† 1936)

12. Também em Barbastro, o Beato Zeferino Giménez Malla, mártir, que, sendo de etnia cigana, se dedicou a promover a paz e concórdia entre o seu povo e os vizinhos, até que, durante a mesma perseguição, por ter defendido um sacerdote maltratado pelos milicianos, foi metido no cárcere e depois levado ao cemitério e fuzilado com o Rosário nas mãos, terminando assim a sua peregrinação terrena.(† 1936)

13. Em Híjar, localidade próxima de Teruel, na Espanha, o Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que na mesma perseguição contra a fé sofreu o martírio.(† 1936)

14. Em Madrid, também na Espanha, o Beato Francisco Tomás Serer, presbítero da Congregação dos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores, que na mesma perseguição derramou o seu sangue por Cristo.(† 1936)

15. Em Pianura, na Campânia, região da Itália, o Beato Justino Maria Russolíllo, presbítero da diocese de Nápoles, fundador da Sociedade das Divinas Vocações.(† 1955)

Conheça a incrível vida do Santo do Dia de hoje e ao final coloque suas intenções para serem lembradas nas Santas Missas e Adorações ao Santíssimo Sacramento.