Santo do Dia

2

jul 2026

São Bernardino Realino, Presbítero

Santo do Dia – 02 de Julho

São Bernardino Realino,

Salvava Almas para Deus · † 1616

Filho de Militar

Nasceu em Capri, Itália, em 1530, e seu pai era militar a serviço de um Príncipe de Gonzaga. São Bernardino Realino

Principiou os estudos em Carpi, continuou-os em Módena e finalizou-os em Bolonha, graduando-se em Direito Civil e em Direito Canônico. Seu caminho foi marcado por uma trajetória promissora no mundo secular, mas que seria transformada por um encontro sagrado.

Foi prefeito de Felizzano de Monferrato, advogado fiscal em Alexandria, depois prefeito de Cassine, prefeito de Castel Leone e, finalmente, auditor e lugar-tenente de Nápoles.

Famoso, Abandonou Tudo

Todavia abandonou tudo, pois, quando doente, recebeu a aparição de Nossa Senhora carregando o Menino Jesus nos braços. Esta visão transformou completamente o curso de sua vida, levando-o a renunciar aos honores mundanos e à glória terrena.

Alegre e Inclinado à Beneficência

Alegre e inclinado à beneficência, entrou para o noviciado dos jesuítas aos 34 anos. Por 10 anos trabalhou em Nápoles pregando, catequizando, dedicando-se aos doentes, aos pobres e encarcerados.

Ainda em vida foi nomeado padroeiro da cidade de Lecce, reconhecimento da devoção que alimentava nas almas daquele povo.

Nomeado Protetor de Lecce ainda Vivo

“Grande é nossa dor, pai amado, ao ver que nos deixais, pois nosso mais ardente desejo seria que permanecêsseis sempre conosco. Não querendo, contudo, opor-nos à vontade de Deus, que vos convida para o céu, desejamos pelo menos encomendar-vos a nós mesmos e a toda esta cidade tão amada por vós e que tanto vos tem amado e reverenciado. Assim o fareis, ó pai, pela vossa inesgotável caridade, a qual nos permite esperar que queirais ser nosso protetor e patrono no paraíso.”

(Documento lido pelo Prefeito diante do leito do moribundo.)

Com esforço respondeu o Padre: “Sim, senhores”.

Não havia Quem não o Conhecesse

Tinha dedicado mais da metade da sua longa vida como Padre à cidade de Lecce. Desde a mais alta nobreza até os últimos esfarrapados, não havia quem não o conhecesse como apóstolo e benfeitor da cidade.

Possuindo o dom da cura e do conselho, era procurado por Bispos e Príncipes que desejavam sua iluminada orientação. O próprio Papa Paulo V, assim como diversos soberanos, lhe escrevia, pedindo orações. Padroeiro da cidade de Capri, morreu aos 86 anos.

São Bernardino Realino, rogai por nós! Bernardino — Significa “pequeno forte como um urso”. Esse nome é o diminutivo de Bernardo, o qual tem origem na junção dos elementos germânicos Ber, que quer dizer “urso”, e Hart, que significa “forte”.

“Ó Deus, que destes a São Bernardino Realino a graça de conhecer-vos a ponto de abandonar as honras, o luxo e as glórias humanas por causa de vós, dai também a nós a graça de conhecer-vos profundamente, para que possamos produzir frutos de santidade. Amém.”

São Bernardino Realino, rogai por nós!

Santa Monegundes — Consagrada a Deus, que, deixando a pátria e os pais, se dedicou totalmente à oração.

Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 02 de julho:

1
Santos Processo e Martiniano Mártires. Na Via Aurélia, a duas milhas de Roma, no cemitério de Dâmaso.
s.d.
2
Santos Liberato, Bonifácio, Servo, Rústico, Rogato, Sétimo e Máximo Mártires. Em Cartago, durante a perseguição dos Vândalos, no tempo do rei ariano Hunerico. Foram submetidos a cruéis suplícios por terem confessado a fé católica.
† 484
3
São Suitino Bispo. Em Winchester, na Inglaterra. Insigne pela sua austeridade e amor dos pobres, construiu muitas igrejas, que visitava sempre caminhando a pé.
† 862
4
São Lídano Abade e fundador. Em Sezze, no Lácio, região da Itália. Fundador do mosteiro deste lugar, que com os seus monges procurou sanear as terras circunstantes.
† 1118
5
Beato Pedro de Luxemburgo Bispo de Metz. Em Villeneuve, Avinhão, França. Sempre dedicado à penitência e à oração.
† 1387
6
Beatos João e Pedro Becchétti Presbíteros. Em Fabriano, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália. Presbíteros da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, unidos mais pela forma de vida que pelos vínculos de sangue.
† c. 1420/1421
7
São Bernardino Realino Presbítero. Em Lecce, na Apúlia, também região da Itália. Presbítero da Companhia de Jesus, que resplandeceu pela sua grande caridade e benignidade, dedicando-se ao cuidado pastoral dos presos e dos enfermos.
† 1616
8
Beata Eugênia Joubert Virgem. Em Liège, na Bélgica. Da Congregação da Sagrada Família do Sagrado Coração, dedicou a sua vida a ensinar a doutrina cristã aos pequeninos.
† 1904

Martirológio — Secretariado Nacional de Liturgia · PT

Filho de militar

Nasceu em Capri (Itália) em 1530 e seu pai era militar a serviço de um Príncipe de Gonzaga. Principiou os estudos em Carpi, continuou-os em Módena e finalizou-os em Bolonha, graduando-se em Direito Civil e em Direito Canônico. Famoso, abandonou tudo Foi prefeito de Felizzano de Monferrato, advogado fiscal em Alexandria, depois prefeito de Cassine, prefeito de Castel Leone e, finalmente, auditor e lugar-tenente de Nápoles. Todavia abandonou tudo, pois, quando doente, recebeu a aparição de Nossa Senhora carregando o Menino Jesus nos braços.

Alegre e inclinado à beneficência

Alegre e inclinado à beneficência, entrou para o noviciado dos jesuítas aos 34 anos. Por 10 anos trabalhou em Nápoles pregando, catequizando, dedicando-se aos doentes, aos pobres e encarcerados. Ainda em vida foi nomeado padroeiro da cidade de Lecce.

Nomeado Protetor de Lecce ainda vivo

“Grande é nossa dor, pai amado, ao ver que nos deixais, pois nosso mais ardente desejo seria que permanecêsseis sempre conosco. Não querendo, contudo, opor-nos à vontade de Deus, que vos convida para o céu, desejamos pelo menos encomendar-vos a nós mesmos e a toda esta cidade tão amada por vós e que tanto vos tem amado e reverenciado. Assim o fareis, ó pai, pela vossa inesgotável caridade, a qual nos permite esperar que queirais ser nosso protetor e patrono no paraíso, pois já por tal vos elegemos desde agora e para sempre, seguros de que aceitareis por fiéis servos e filhos…” (o Prefeito, diante do leito do moribundo, leu esse documento). Com esforço respondeu o Padre: “Sim, senhores”. Não havia quem não o conhecesse Tinha dedicado mais da metade da sua longa vida como Padre, à cidade de Lecce. Desde a mais alta nobreza até os últimos esfarrapados, não havia quem não o conhecesse como apóstolo e benfeitor da cidade. Possuindo o dom da cura e do conselho, era procurado por Bispos e Príncipes que desejavam sua iluminada orientação. O próprio Papa Paulo V, assim como diversos soberanos, lhe escrevia, pedindo orações. Padroeiro da cidade de Capri, morreu aos 86 anos.

São Bernardino Realino, rogai por nós!

Oração – Ó Deus, que destes a São Bernardino Realino a graça de conhecer-vos a ponto de abandonar as honras, o luxo e as glórias humanas por causa de vós, dai também a nós a graça de conhecer-vos profundamente, para que possamos produzir frutos de santidade. Amém

Bernardino: Significa “pequeno forte como um urso”. Esse nome é o diminutivo do nome Bernardo, o qual tem origem na junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”.
Com Santa Monegundes, consagrada a Deus, que, deixando a pátria e os pais, se dedicou totalmente à oração. Martirológio – Secretariado Nacional de Liturgia – PT 2 1. Na Via Aurélia, a duas milhas de Roma, no cemitério de Dâmaso, os santos Processo e Martiniano, mártires.(† data inc.) 2. Comemoração dos santos mártires Liberato, abade, Bonifácio, diácono, Servo e Rústico, subdiáconos, Rogato e Sétimo, monges, e Máximo, uma criança, em Cartago, durante a perseguição dos Vândalos, no tempo do rei ariano Hunerico, foram submetidos a cruéis suplícios por terem confessado a fé católica e defenderem a unicidade do batismo; flagelados com golpes de remos na cabeça enquanto eram pregados nos lenhos em que iam ser queimados, consumaram o curso do seu admirável combate, recebendo do Senhor a coroa do martírio.(† 484) 4. Em Winchester, na Inglaterra, São Suitino, bispo, que foi insigne pela sua austeridade e amor dos pobres e construiu muitas igrejas, que visitava sempre caminhando a pé.(† 862) 5. Em Sezze, no Lácio, região da Itália, São Lídano, abade e fundador do mosteiro deste lugar, que com os seus monges procurou sanear as terras circunstantes, para os livrar da infestação palúdica.(† 1118) 6. Em Villeneuve, Avinhão, França, o passamento do Beato Pedro de Luxemburgo, bispo de Metz, sempre dedicado à penitência e à oração.(† 1387) 7. Em Fabriano, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, a comemoração dos beatos João e Pedro Becchétti, presbíteros da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, unidos mais pela forma de vida que pelos vínculos de sangue.(† c. 1420/1421) 8. Em Lecce, na Apúlia, também região da Itália, São Bernardino Realino, presbítero da Companhia de Jesus, que resplandeceu pela sua grande caridade e benignidade e, deixando todas as honras mundanas, se dedicou ao cuidado pastoral dos presos e dos enfermos e ao ministério da palavra e da penitência.(† 1616) 9. Em Liège, na Bélgica, a Beata Eugênia Joubert, virgem da Congregação da Sagrada Família do Sagrado Coração, que dedicou a sua vida a ensinar a doutrina cristã aos pequeninos e, atingida pela tuberculose, seguiu com amor a Cristo paciente.(† 1904)

Conheça a incrível vida do Santo do Dia de hoje e ao final coloque suas intenções para serem lembradas nas Santas Missas e Adorações ao Santíssimo Sacramento.