Adoração a Jesus na Eucaristia
Pela intercessão da Santíssima Virgem
Nosso Senhor Jesus Cristo, realmente presente na Sagrada Eucaristia, entra em contato conosco de um modo todo especial: de alma a alma! Cristo vem a nós quando comungamos. A seguir, reproduzimos extratos de alguns conselhos de Dr. Plinio para bem aproveitarmos as graças que recebemos neste divino convívio.
Para bem comungarmos, devemos ter presente a seguinte verdade: não vemos Nosso Senhor Jesus Cristo, mas Ele está presente na Sagrada Eucaristia como esteve na Casa de Nazaré, em Betânia — com Marta e Maria —, nos braços sagrados da Santíssima Virgem, na Cruz.
E na Comunhão Nosso Senhor Jesus Cristo penetra em nós.
Cristo presente em nós pela Sagrada Eucaristia
Para compreendermos a ação de Nosso Senhor sobre nossa alma durante a Comunhão, recordo um fato muito bonito, narrado pelo Evangelho (Mc 5, 30.1).
Jesus estava andando, e uma mulher enferma que queria ser curada por Ele, vendo aquela turbamulta em torno do Divino Mestre, desejosa de ouvi-Lo e vê-Lo ou ficar livre de alguma doença, não pôde chegar pela frente. Então, ela, por detrás tocou na túnica sagrada d’Ele. Nesse momento, Jesus voltou-se e perguntou: “Quem tocou em Mim?”, porque — diz o Evangelho — sentiu que uma virtude tinha saído d’Ele e passado para outra pessoa.
Quer dizer, Ele percebia que uma força — nesse caso, evidentemente, tratava-se de uma força vital — que saía d’Ele e, transmitida para aquela mulher, curou-a.
Ora, se uma pessoa com Fé, tocando em Sua túnica podia ser curada, o que significa recebê-Lo inteiro dentro de nós? É uma graça que não se pode medir.
Um modo para bem aproveitar a Sagrada Comunhão
É assim que eu me preparo, dizendo à Santíssima Virgem: “Minha Mãe, preparai-me Vós para esta Comunhão, pondo-me na alma todas as boas idéias, todos os bons impulsos, para eu ter presente o que vai acontecer de extraordinário e a imensa honra que receberei. Porque rezastes, vosso Filho virá a mim”.
Em união com Nossa Senhora tudo se consegue.
Consideremos agora a entrada de Nosso Senhor em nós.
Antes da comunhão, se diz: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.” Quer dizer, sou indigno de comungar, mas sede Vós o ornato da casa onde deveis entrar, enchei-a das luzes dignas de Vos receber.
Recebida a partícula em nossa língua, fazemos um ato de adoração.
Adoração
Por exemplo, assim:
“Minha Mãe, sei que minha adoração não é nada em comparação com a vossa. Adorai Nosso Senhor junto comigo!”
Maria Santíssima atende meu pedido. Então, devo imaginar como Ela, no Céu, está adorando a Ele presente em mim. Mas não se trata de uma imaginação; é uma coisa real que devo tornar presente ao meu espírito.
Há uma outra maneira de fazer adoração, considerando como Nossa Senhora adora o Divino Salvador de um modo insondável, como nenhuma pessoa foi capaz de fazê-lo.
Podemos, então, dizer:
“Meu Deus, eu quereria Vos adorar como Nossa Senhora Vos adora. Aceitai minha boa vontade. Ofereço-Vos toda a adoração que Ela tem por Vós”
“Senhor, Vós vindes agora à minha casa. Muito mais do que a mim mesmo, tenho uma boa surpresa para Vos oferecer.
Aqui está vossa Mãe, adorando-Vos não do único modo como sei adorar, mas de todos os modos de adorações, em todos os tempos e lugares, inclusive das que não foram feitas, as quais estão Vos sendo apresentadas por Ela em meu nome.
Ó meu Senhor, é um presente verdadeiramente régio!”
A Igreja, na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, celebra a solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi).
Há um milagre eucarístico ocorrido na cidade de Bolsena, na Itália, em 1264, que está associado a essa festividade.
Quando o padre celebrava a Santa Missa, na hora da elevação da hóstia viu que dela escorria sangue. E esse sangue caiu sobre o tecido (corporal) que estava sobre o altar. O corporal foi levado a Orvieto, onde residia o Papa na época.
Oferecemos a você um conjunto de orações a Jesus Eucarístico que lhe serão ocasião de conviver com nosso Divino Redentor.
Basta clicar no botão abaixo para fazer o download.