“Pedi e recebereis”(Mt 7, 7), diz Jesus no Evangelho. Santa Teresa deduz então: “Logo, quem não pede não recebe.”
É preciso que atendamos o convite que nos faz o Sagrado Coração de Jesus: “Vinde a mim todos os que trabalhais e vos achais carregados e eu vos aliviarei”(Mt 11, 28)
O que nos está dizendo o Divino Salvador?
Pobres filhos meus, que vos achais perseguidos pelas tentações do demônio e acabrunhados com o peso de vossos pecados, não desanimeis! Recorrei a mim pela oração e eu vos darei forças para resistir e vou refazer-vos de todas as desgraças.
1) A oração é o alimento da alma
A oração é o alimento da alma, diz Santo Agostinho, porque assim como o corpo não pode sustentar sem alimento, assim, sem a oração, não se pode conservar a vida da alma.
E São João Crisóstomo ainda afirma: Como a alma dá a vida ao corpo, assim a oração mantém a vida da alma. O corpo não pode viver sem a alma. Também a alma, sem a oração, está morta. E exala mau cheiro…
2) A oração dá forças contra as tentações do demônio
São Boaventura faz uma comparação: Um capitão está cercado numa cidade e não pede socorro ao seu rei. Como deve ser julgado? Não é um traidor? Assim também deverá ser tido como traidor aquele que, sendo assaltado por muitas tentações, não recorre e não pede auxílio a Deus. Pois Deus deseja e espera que Lhe peçamos para nos socorrer em abundância.
Deus sabe como é salutar para nós a necessidade da oração. E por isso permite que sejamos assaltados pelos demônios, para que peçamos, através da oração, o auxílio que nos oferece e promete. E assim como somos agradáveis a Deus quando O invocamos nos perigos, assim também O desagradamos quando Ele nos vê afastados da oração.
Rezemos, pois, para alcançar as forças contra os nossos inimigos infernais!
3) A oração é a âncora, Tesouro, Remédio e Fortificante
A oração é uma âncora segura para quem está em perigo de naufragar, é um tesouro imenso de riquezas para quem é pobre, é um remédio eficacíssimo para os enfermos e um fortificante certo para nossa saúde. (São João Crisóstomo)
4) A oração é o grande meio para salvar a nossa alma
Santo Afonso de Ligório, com muitas provas e demonstrações, afirma categoricamente: quem reza se salva, quem não reza se condena. Todos os santos do céu salvaram-se pela oração. Todos os condenados se perderam, porque não rezaram. Se tivessem rezado, não se teriam perdido.
5) A oração transforma os pecadores em santos
A oração aplaca a ira de Deus, e Deus perdoa a quem lhe pede com humildade. Concede todas as graças pedidas, vence todas as forças do inimigo. Em resumo: aos cegos restitui a luz, aos fracos torna fortes e transforma os pecadores em santos. (São Lourenço Justiniano)
6) A oração abre para nós as portas do céu!
Diz Santo Agostinho que “a oração é uma chave que nos abre as portas do céu”.
No mesmo momento, em que a nossa oração sobe para Deus, desce para nós a graça pedida.
Por isso quando estamos rezando, podemos estar certos de que estamos sendo atendidos.
Deus atende quem o invoca com confiança: esta é verdade certa e infalível, como é infalível a verdade que Deus não pode faltar às suas promessas.
Colabore com as iniciativas de apostolado e ajuda aos menos favorecidos promovidas pela Campanha. Clique no botão e faça sua doação!