Exposição sobre o CREDO

Exposição sobre o CREDO * Prólogo -- A Fé

 

O primeiro bem necessário a todo o cristão é a Fé, sem a qual ninguém é chamado cristão fiel. Ora a fé traz quatro benefícios.

 

* Primeiro benefício da fé

 

O primeiro é a união da alma com Deus. Pela fé existe entre a alma e Deus uma união semelhante à do matrimônio. "Desposar-te-ei na Fé" (Os. 2, 22). Quando um homem é batizado é-lhe perguntado em primeiro lugar: "Crês em Deus?" Isto é assim porque o batismo sem a Fé não tem valor. De fato deve dizer-se que ninguém é aceite diante de Deus se não tiver Fé. "Sem Fé é impossível ser agradável a Deus" (Hb. 11, 6). Santo Agostinho explica as palavras de São Paulo, "Tudo o que não procede da Fé, é pecado" (Rom. 14, 23), desta forma: "Onde não há conhecimento da Verdade eterna e imutável, a virtude, mesmo no meio da melhor vida moral, é falsa."

 

* Segundo benefício da fé

 

O segundo efeito da Fé é que a vida eterna já teve início em nós; pois a vida eterna não é outra coisa senão o conhecimento de Deus. Isto foi anunciado pelo Senhor quando disse: "a vida eterna consiste em que conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo" (Jo. 17, 3). Este conhecimento de Deus começa aqui (na terra) através da Fé, mas só será perfeito na vida futura quando conhecermos Deus como Ele é. Por isso São Paulo diz: "A Fé é a substância do que se espera" (Hb 11, 1, Vulgata). Ninguém pode pois chegar á felicidade perfeita do Céu, que é o verdadeiro conhecimento de Deus, sem primeiro conhecer Deus através da Fé. "Bem-aventurados os que não viram e creram" (Jo. 20, 29).

 

* Terceiro benefício da fé

 

O terceiro bem que vem da Fé é a orientação reta que ela dá à nossa vida presente. Para que alguém viva uma boa vida é preciso que saiba tudo o que é necessário para viver retamente. Mas se dependesse apenas do esforço próprio para ter todo esse conhecimento necessário, ou nunca se atingiria tal conhecimento, ou se o conseguisse, seria só ao fim de muito tempo. Mas a Fé ensina-nos tudo o que é ecessário para vivermos uma boa vida. Ensina-nos que existe um Deus que recompensa o bem e pune o mal; que existe uma vida para além desta, e outras verdades pelas quais somos atraídos a viver retamente e a evitar o que é mal. "O justo vive pela Fé" (Hab. 2, 4). Isto é evidente pelo fato de nenhum dos filósofos antes da vinda de Cristo ter conseguido, pelos seus próprios esforços, conhecer a Deus e aos meios necessários à salvação, tão bem quanto qualquer velhinha desde a chegada de Cristo o conhece pela Fé. E por isso se diz em Isaías "a terra está cheia com o conhecimento do Senhor." (Is. 11, 9)

 

* Quarto benefício da fé

 

O quarto efeito da Fé é que por ela vencemos as tentações: "Os santos pela Fé conquistaram reinos" (Hb. 11, 33). Sabemos que qualquer tentação ou vem do mundo, ou da carne, ou do demônio. O demônio quer que desobedeçamos a Deus e não nos sujeitemos a Ele. Isto é removido pela Fé, pois por Ela sabemos que Ele é o Senhor de todas as coisas e deve por isso ser obedecido. "Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na Fé!" (1Pd. 5, 8). O mundo tenta- nos, quer prendendo-nos a ele pela prosperidade quer enchendo-nos de medo na adversidade. Mas a Fé vence-o pois leva-nos a acreditar numa vida melhor que há-de vir, e por isso desprezamos as riquezas deste mundo e não somos aterrorizados diante da adversidade. "Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa Fé" (1Jo. 5, 4). A carne tenta-nos atraindo-nos para os prazeres passageiros desta vida presente. Mas a Fé mostra-nos que, se nos prendermos desordenadamente a estas coisas, perderemos as alegrias eternas. "Empunhai sempre o escudo da Fé" (Ef. 6, 16)


Por tudo isso vemos que é muito útil ter Fé.

 

São Tomás de Aquino


Rua Martim Francisco, 665 - Santa Cecília - São Paulo - SP - CEP 01226-001
(11) 2206-4540
vindesenhoradefatima@fatima.org.br